Notícias dos Gabinetes
Emenda de Antônio Gomide valoriza bolsas da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Goiás
No último dia 28 de abril, o deputado Antônio Gomide (PT) reforçou a importância da aprovação do projeto de lei que dispõe sobre a destinação de bolsas da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), que foi aprovado em primeira votação e ainda deve passar por segunda apreciação na Assembleia Legislativa de Goiás.
Projetode nº 1866/22, que altera a Lei de Bolsas, permite que a Fapeg atenda a demanda dos estudantes promovendo o reajuste das bolsas de pós-graduação que não ocorre há nove anos. Na matéria, a emenda do deputado estadual Antônio Gomide define que as bolsas da Fapeg possam ser superiores, mas nunca inferiores às dos programas federais de pesquisa do MEC e CNPq.
Em plenário, Gomide defendeu a atualização das bolsas e afirmou que há uma defasagem de 60% desses valores. “Não há sentido algum em ter uma fundação de amparo a pesquisa em Goiás sem a valorização monetária do trabalho de pesquisa de mestres e doutores, pois eles são a nata do conhecimento em Goiás. É por meio deles que ocorre a interação da ciência com o setor produtivo, ou com a área social, comercial e do meio ambiente em nosso estado”, afirmou o deputado.
Antes da emenda de Gomide, a proposta desvinculava as bolsas da Fapeg das bolsas nacionais e permitia que as bolsas estaduais pudessem ter valor inferior ao das bolsas nacionais, sem receber os reajustes que pudessem ser realizados à nível federal. Agora, elas não poderão ser inferiores às bolsas do Governo federal.