Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Emenda de Antônio Gomide valoriza bolsas da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Goiás

05 de Maio de 2022 às 18:12
Emenda de Antônio Gomide valoriza bolsas da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Goiás

No último dia 28 de abril, o deputado Antônio Gomide (PT) reforçou a importância da aprovação do projeto de lei que dispõe sobre a destinação de bolsas da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), que foi aprovado em primeira votação e ainda deve passar por segunda apreciação na Assembleia Legislativa de Goiás.

Projetode nº 1866/22, que altera a Lei de Bolsas, permite que a Fapeg atenda a demanda dos estudantes promovendo o reajuste das bolsas de pós-graduação que não ocorre há nove anos. Na matéria, a emenda do deputado estadual Antônio Gomide define que as bolsas da Fapeg possam ser superiores, mas nunca inferiores às dos programas federais de pesquisa do MEC e CNPq.

Em plenário, Gomide defendeu a atualização das bolsas e afirmou que há uma defasagem de 60% desses valores. “Não há sentido algum em ter uma fundação de amparo a pesquisa em Goiás sem a valorização monetária do trabalho de pesquisa de mestres e doutores, pois eles são a nata do conhecimento em Goiás. É por meio deles que ocorre a interação da ciência com o setor produtivo, ou com a área social, comercial e do meio ambiente em nosso estado”, afirmou o deputado.

Antes da emenda de Gomide, a proposta desvinculava as bolsas da Fapeg das bolsas nacionais e permitia que as bolsas estaduais pudessem ter valor inferior ao das bolsas nacionais, sem receber os reajustes que pudessem ser realizados à nível federal. Agora, elas não poderão ser inferiores às bolsas do Governo federal.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.