Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputada Bia de Lima apresenta projetos de valorização da mulher

03 de Fevereiro de 2023 às 17:25
Deputada Bia de Lima apresenta projetos de valorização da mulher

A deputada Bia de Lima (PT) apresentou, durante a sessão extraordinária realizada na tarde desta sexta-feira, 3, projeto de resolução que cria a Procuradoria da Mulher, que “será constituída por uma deputada Procuradora Especial da Mulher e pelas deputadas procuradoras adjuntas dessa Legislatura”.

De acordo com o projeto, a Procuradoria da Mulher terá como competências zelar pela participação mais efetiva das deputadas nos órgãos e nas atividades da Assembleia Legislativa e ainda, receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher; fiscalizar e acompanhar a execução de programas do Governo do Estado que visem à promoção da igualdade de gênero, assim como a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias de âmbito municipal;  cooperação com organismos estadual, municipal, nacional e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres; e a promoção de pesquisas e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher, bem como acerca de pouca representação na política, inclusive para fins de divulgação pública e fornecimento de subsídio às comissões da Assembleia Legislativa.

Comenda Berenice Artiaga

O segundo projeto apresentado pela deputada Bia propõe a realização de sessão solene, no dia 30 de março, às 15 h, para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade, será entregue a Comenda Berenice Teixeira Artiaga como forma de homenagem e estímulo às mulheres que se destacaram no estado de Goiás.

Na justificativa, a deputada Bia argumenta que a mulher conquistou o direito ao voto, em 1932, mas apenas em 1950 a primeira goiana, Berenice Artiaga, chegou ao Parlamento, indicada pelo PSD, após o assassinato do marido, Getulino Artiaga. A Medalha Berenice Artiaga foi instituída em 1998 para homenagear mulheres atuantes em Goiás.

Berenice Artiaga foi reeleita em 1954 e fez parte da Mesa Diretora da Alego, no cargo de primeira secretária, no período de abril de 1956 a abril de 1957. Também durante essa Legislatura, de 1954 a 1958, Goiás elegeu a segunda deputada: Almerinda Magalhães Arantes, que depois, seria ainda reeleita por mas dois mandatos. Em 1959, a terceira mulher eleita: Ana Braga de Queiroz. O Parlamento goiano chegou a ter oito deputadas, na Legislatura entre 2007 e 2010, mas hoje possui apenas quatro: Bia de Lima (PT), Rosângela Rezende (Agir), Vivian Naves (PP) e Dra. Zeli (PRTB).

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.