Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima faz requerimentos visando à região Metropolitana de Goiânia

16 de Fevereiro de 2023 às 12:48

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou dois requerimentos na última terça-feira, 14,, na abertura da sessão extraordinária na Assembleia Legislativa de Goiás. O primeiro trata-se da instalação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia (Codemetro), nos termos estabelecidos pela Lei n° 139, de 22 janeiro de 2018. 

Em sua justificativa, a parlamentar alega que o órgão cria a possibilidade de enfrentar temas sensíveis à governança interfederativa dos municípios da região Metropolitana de Goiânia atinentes à mobilidade e transporte coletivo, saneamento básico, desenvolvimento urbano integrado e serviços ambientais. 

Segundo Bia, é fundamental a existência de um debate a respeito das diversas modificações que estão sendo realizadas pelo Governo de Goiás relativas à locomobilidade no estado, por meio da instalação de ônibus elétricos no eixo Anhanguera, bem como a Prefeitura de Goiânia, que promete, até o mês de julho do presente ano, instalar o Sistema de Ônibus de Trânsito Rápido - BRT (Bus Rapid Transport). 

Outro ponto destacado pela deputada é o desenvolvimento urbano integrado, de forma a contribuir no planejamento das cidades limítrofes à Capital goiana. No que tange à questão ambiental, o requerimento objetiva a instalação de parques de proteção do Meia Ponte, desde Itauçu até a sua barra no Rio Paranaíba, mas especialmente no trecho que atravessa as cidades de Inhumas, Goianira, Goiânia, Senador Canedo, Aparecida de Goiânia, Bela Vista e Hidrolândia.

Já o segundo requerimento é para obter informações sobre o convênio firmado entre o Governo de Goiás e a Universidade Federal de Goiás (UFG) para a elaboração do Plano Diretor da Região Metropolitana de Goiânia. 

De acordo com Bia, durante o governo Alcides Rodrigues houve um convênio entre o Executivo e a UFG, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), para a elaboração do plano diretor da região Metropolitana de Goiânia. Contudo, até a presente data, as informações sobre a conclusão do projeto não foram atualizadas.
 
“A intenção de atualizar os estudos realizados pela UFG é para que toda a sociedade goiana tenha conhecimento do trabalho realizado pelos profissionais e técnicos da referida instituição educacional e, outrossim, agregar relevante contribuição no planejamento integrado da região Metropolitana de Goiânia”, reforça a deputada.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.