Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Antônio Gomide apresenta projeto que prevê pensão para filhos de pessoas com hanseníase

01 de Março de 2023 às 09:49
Antônio Gomide apresenta projeto que prevê pensão para filhos de pessoas com hanseníase

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou projeto de lei, durante sessão realizada na tarde desta terça-feira, 28, na Assembleia Legislativa de Goiás, que prevê o pagamento de pensão de pelo menos 1,5 salário mínimo para os filhos segregados de pais com hanseníase. 

A matéria aponta que os filhos daqueles pais que tenham sido encaminhados a educandários, creches e preventórios ou tenham permanecido nas colônias separados dos pais ou do convívio social terão direito à indenização.  

Além disso, o deputado Antônio Gomide requer, através do projeto, que as vítimas da política de isolamento compulsório tenham acesso à toda informação necessária sobre o histórico da segregação, eventual adoção e localização dos pais. 

“É necessário ressaltar os direitos humanos que foram violados pelo próprio estado. Além da equivocada segregação dos filhos das pessoas doentes, mostrou-se evidente a falha na fiscalização das instituições, permitindo violações, falta de alimentação adequada, maus tratos, desaparecimento de crianças, adoções ilegais, abusos sexuais entre outras atrocidades”, ressalta Antônio Gomide. 

Há também a previsão de que, com a morte do beneficiário da pensão, os pais, filhos, cônjuge, companheira ou companheiro da pessoa também terão o direito de recebimento da pensão, obedecida a ordem de sucessão prevista no Código Civil Brasileiro.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.