Notícias dos Gabinetes
Deputada Bia de Lima debate violência contra mulheres e meninas
Neste mês dedicado às mulheres, infelizmente, a violência de gênero ainda é o tema de maior destaque e, para refletir sobre as consequências e soluções, a deputada Bia de Lima promove amanhã, dia 7, o debate “Diga não à violência contra Mulheres e Crianças”, às 9h, no auditório 2, térreo, da Assembleia Legislativa de Goiás. De acordo com estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Governo Estadual, no ano passado, 38.470 mulheres sofreram algum tipo de violência (feminicídio, estupro, ameaça, lesão corporal, crimes contra a honra), contra 21.849, em 2021, um crescimento de 45,8%.
Já o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, lançado em dezembro de 2022, aponta que houve um aumento de 10,8% nos casos de feminicídio no Brasil, entre o primeiro semestre de 2019 e o mesmo período de 2022. No Centro-Oeste, o crescimento foi alarmante: 29,9%. Só no primeiro semestre do ano passado, o número de feminicídios na região cresceu 6,1%. Parceiros ou ex-parceiros íntimos foram responsáveis por 81,7% dos assassinatos. Sobre o número de mulheres e meninas estupradas, o Anuário registrou 1.234 casos, somente nos seis primeiros meses de 2022. Em Goiás, 74,4% das vítimas eram consideradas vulneráveis, ou seja, eram menores de 14 anos.
Estão confirmadas para debater sobre esse tema, a deputada federal, Delegada Adriana, Accorsi; secretária de Gestão Nacional da Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Igualdade Racial, Iêda Leal; delegada estadual de Combate a Violência Contra a Mulher, Ana Elisa; a psicóloga da Gerência de Vigilância de Violências e Acidentes da Secretaria Municipal da Saúde de Goiânia, Cida Alves. Também está confirmada a participação da Defensoria Pública.