Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
A UEG será pauta constante dentro da Assembleia”, diz Gomide em audiência pública

28 de Março de 2023 às 16:53
A UEG será pauta constante dentro da Assembleia”, diz Gomide em audiência pública

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) coordenou audiência pública em Defesa da Universidade Estadual de Goiás (UEG) com docentes, discentes, coordenadores, servidores e companheiros que representam a instituição. O evento foi realizado na tarde desta segunda-feira, 27, na Assembleia Legislativa de Goiás, e contou com a presença de representantes de 16 campi.

Antônio Gomide apontou que a audiência pública se trata de um primeiro passo para que a Assembleia Legislativa seja um instrumento de melhoria da universidade pública e de qualidade em Goiás. Por isso, propôs a abertura da Frente Parlamentar em Defesa da UEG, justamente para que seja uma ponte entre as demandas dos docentes e discentes e o Poder Público de forma permanente.

“A UEG será pauta constante dentro da Assembleia, pois é dessa forma que iremos sensibilizar o Governo, melhorar o orçamento da UEG dentro daquele que vamos aprovar no final do ano. Nosso intuito é ouvir e fazer um diagnóstico”, salientou o deputado estadual.

O deputado Mauro Rubem (PT) apontou que não existe desenvolvimento em Goiás sem que a UEG seja de fato respeitada, que possa realizar ciência. “Que a universidade possa fazer toda a produção científica e ajudar o desenvolvimento intelectual da principal capacidade de transformação da humanidade”, diz.

O coordenador da Associação dos Docentes da UEG, Marcelo Moreira, destacou que há problemas fundamentais: o acesso ilimitado, acesso a pedido do docente ao regime de trabalho integral de docência e pesquisa. Segundo ele, não é possível fazer pesquisa, nem conquistar financiamento externo, sem que haja pesquisadores dedicados exclusivamente à universidade.

“São quase 300 docentes querendo se dedicar à universidade e o Governo simplesmente finge que não vê. Temos progressões e promoções represadas, temos plano de cargos e salários defasado. Um exemplo disso é um quadro que limita o número de mestres e doutores na universidade. Temos defasagem de 35,5% salarial e, desde 2020, com estatuto imposto que reduziu o tamanho da universidade. É por isso que os professores estão assoberbados de trabalhos. Não temos técnicos suficientes”, elenca Marcelo Moreira.

A coordenadora da unidade Jundiaí, da UEG de Anápolis, Kesia Rodrigues, destacou a importância de uma audiência pública sobre a defesa da universidade, sobretudo por ser uma ponte entre as demandas da instituição e o poder público.

“Quero deixar bem claro que onde chegamos foi com o suor do rosto dos professores, técnicos e estudantes. Queremos que qualquer mudança que seja feita na UEG, seja feita a partir da base. Temos mentes maravilhosas na universidade, que é riquíssima em capital humano, e temos potencial para construir nossa própria reforma. É isso que queremos discutir, da base para o topo”, reforçou.

Ao todo, representantes de 16 campi presentes na audiência pública levaram demandas para que os deputados que compõe a Frente Parlamentar em Defesa da UEG atuem em prol da instituição.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.