Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima propõe Conselho Mediador de Conflitos em unidades escolares

03 de Maio de 2023 às 08:50
Bia de Lima propõe Conselho Mediador de Conflitos em unidades escolares

A deputada Bia de Lima (PT) propôs, por meio de projeto de lei, a criação do Conselho de Mediação de Conflitos nas Escolas. Conforme a proposta, apresentada nesta terça-feira, 25, a unidade deve ser instalada em cada instituição da rede estadual de ensino, com o objetivo de atuar na prevenção e na resolução de conflitos que envolvam alunos, pais, professores e servidores do local.

A iniciativa ocorre em meio a uma apreensiva onda de violência e aumento de ataques escolares neste ano de 2023, que ocorreram não apenas em Goiás, mas também em outras regiões do país.

O órgão terá como principal instrumento de trabalho o diálogo na resolução de conflitos, de modo a possibilitar a reflexão e a reparação de danos por parte dos agentes que fomentam ofensas no ambiente escolar.

Conforme o PL, os procedimentos mediadores deverão ser operados por preceitos como a promoção do respeito e na dignidade entre os integrantes da comunidade escolar; a capacitação de colaboradores para a resolução pacífica de conflitos; a promoção de ações preventivas a fim de evitar eventuais conflitos, com a realização de políticas públicas para a construção de uma cultura de paz nas escolas, entre outras.

De acordo com a parlamentar, o Conselho terá como objetivo a difusão de práticas restaurativas e a diminuição da violência. Segundo ela, é preocupante os dados relativos à violência e a problemática tem se tornado recorrente.

“A segurança no ambiente escolar é fundamental para o bem-estar dos alunos, para a tranquilidade dos pais e responsáveis e para o sucesso na relação ensino/aprendizagem. A escola ocupa um espaço central na formação de crianças e adolescentes, é o local que marca as primeiras experiências de socialização de muitos deles”, afirma Bia de Lima.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) apontam que, nas escolas públicas, 19,3% dos estudantes faltam às aulas em razão da insegurança, o que é bastante considerável, segundo a deputada. “A instauração do Conselho Mediador de Conflitos nas Escolas tem como objetivo promover mais segurança no ambiente escolar e tranquilizar pais, responsáveis, estudantes e funcionários, diante dos últimos acontecimentos no país”, conclui Bia.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.