Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto lei da deputada Bia de Lima cria a Política Estadual para as Mulheres Empreendedoras

04 de Maio de 2023 às 09:52
Projeto lei da deputada Bia de Lima cria a Política Estadual para as Mulheres Empreendedoras

“Incentivar, apoiar e promover a participação das mulheres no empreendedorismo e na geração de renda, por meio de ações que estimulem o desenvolvimento econômico e social”. Esse é o objetivo do projeto de lei que institui a Política Estadual para as Mulheres Empreendedoras no Estado de Goiás, apresentado pela deputada Bia de Lima (PT) na sessão dessa quarta-feira, 3.

De acordo com o PL, a implementação da Política para Mulheres Empreendedoras será balizada em seis diretrizes: 1) a promoção da igualdade de gênero e do empoderamento econômico das mulheres empreendedoras; 2) a ampliação do acesso das mulheres empreendedoras aos mercados e aos canais de distribuição; 3) o estímulo à inovação, à pesquisa e ao desenvolvimento de novos negócios liderados por mulheres; 4) o apoio à formação e a capacitação das mulheres empreendedoras, com o objetivo de fortalecer  habilidades e competências empresariais; 5) o fomento ao acesso ao crédito, por meio de linhas de financiamento e microcrédito produtivo orientado; 6) e a promoção de parcerias com entidades públicas e privadas para o fortalecimento das ações de apoio ao empreendedorismo feminino.

Dados do Sebrae mostram que, em 2020, apenas 37% dos empreendimentos formais do estado eram liderados por mulheres e essas empresas tinham, em média, menos funcionários e faturamento do que as lideradas por homens. “Essa desigualdade pode ser atribuída a diversos fatores, como a falta de acesso ao crédito e a redes de apoio, além de preconceitos e estereótipos de gênero”, explica a deputada Bia de Lima.

O PL prevê que a Política Estadual para as Mulheres Empreendedoras possibilitará a criação de parcerias com entidades públicas e privadas, fortalecendo a rede de apoio e a promoção do empreendedorismo feminino em Goiás. Prevê também que um comitê gestor, composto por representantes do Poder Executivo, entidades públicas e privadas, organizações da sociedade civil e mulheres empreendedoras, será responsável pela coordenação.

E, por último, o projeto de lei indica que o Poder Executivo estadual poderá promover, por meio de seus órgãos e entidades, ações de fomento e apoio ao empreendedorismo feminino, com o objetivo de implementar a Política Estadual para as Mulheres Empreendedoras.

 

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.