Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Lucas Calil apresenta proposta que altera início de licença maternidade

09 de Maio de 2023 às 14:58
Lucas Calil apresenta proposta que altera início de licença maternidade

O deputado estadual Lucas Calil apresentou um projeto de lei, que altera o início de prazo de contagem do período de licença maternidade após a alta hospitalar dos recém nascidos.

O projeto visa beneficiar as mães que enfrentam com seus filhos alguns problemas após o nascimento e necessitam permanecer em tratamento nas unidades hospitalares. Sendo eles: prematuridade, problemas respiratórios, baixo peso ao nascer, infecções neonatais, condições congênitas, hipoglicemia, icterícia neonatal ou qualquer condição que impossibilite a liberação do bebê.

De acordo com o Ministério da Saúde, nascem cerca de 280 mil bebês prematuros por ano no país, o que pede um tempo maior de internação. Em 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que o marco inicial da licença-maternidade e do salário-maternidade é a alta hospitalar da mãe ou do recém-nascido - o que ocorrer por último. Atualmente, a licença dura 120 dias e a mulher tem direito ao salário-maternidade, cujos custos devem ser arcados pela Previdência Social.

Para o deputado, “é de extrema necessidade garantir esse direito aqui em Goiás, para que a relação entre mãe e filho seja menos prejudicial possível, principalmente nesses momentos difíceis de cuidado e adaptação.”

 

Gabinete Dep. Lucas Calil Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.