Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima quer esclarecimentos sobre o fechamento de turmas noturnas em Goiás

09 de Maio de 2023 às 17:00
Bia de Lima quer esclarecimentos sobre o fechamento de turmas noturnas em Goiás

Por meio de requerimentos, apresentados nesta terça-feira, 9, a deputada Bia de Lima (PT) solicitou esclarecimentos em relação ao fechamento de turmas noturnas da rede estadual de educação de Goiás. Os documentos são endereçados à secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gaviolli, e ao Procurador-Geral de Justiça, Cyro Terra Peres.

Segundo Bia, não estão claros os motivos que fundamentaram a medida. De acordo com a parlamentar, a Constituição de 1988 estabelece a educação como direito fundamental e, como tal, deve ser assegurado a todos os brasileiros, sendo dever conjunto do Estado e da família, a ser promovido e incentivado com a colaboração da sociedade.

Conforme a deputada, que também é presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), foram várias as denúncias e reclamações, tanto de profissionais da categoria, como de pais e responsáveis por estudantes, sobre o fechamento de turmas no período noturno na rede estadual de Educação.

“Muitos dos estudantes que frequentam o período noturno ainda não têm idade suficiente para a Educação de jovens e adultos, e isso gera uma preocupação imensa, tanto para os pais, quanto para os próprios alunos, que ficam sem condições de estudar. Precisamos saber como está a real situação e o que levou a essa medida, no entanto, da forma como está sendo feito, não é aceitável”, afirma a deputada.

Por isso, no documento encaminhado ao Procurador-Geral de Justiça, a deputada requer a adoção das seguintes medidas: realização de um levantamento real das salas noturnas da rede estadual que foram fechadas; a apuração da quantidade de alunos afetados pela referida medida, bem como do risco de evasão desses; a avaliação da fragilidade do ensino apenas à distância; e, por fim, um levantamento dos alunos que não têm idade para o ingresso na modalidade de ensino voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A deputada Bia de Lima solicita, não só esclarecimentos sobre a referida medida, de forma a elucidar o fundamento para a adoção dessa, bem como medidas providenciais e a previsão de reabertura e retomada das atividades.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.