Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Lei do deputado Antônio Gomide proíbe que empresas condenadas por trabalho escravo tenham contrato com administração pública

19 de Maio de 2023 às 10:37
Lei do deputado Antônio Gomide proíbe que empresas condenadas por trabalho escravo tenham contrato com administração pública

A Lei Estadual nº 21.573, de autoria do deputado estadual Antônio Gomide (PT), sancionada em setembro de 2022, proíbe que empresas que tenham sido condenadas pela prática de trabalho análogo à escravidão tenham contrato com a administração pública estadual. Ações de fiscalização mostram que, em Goiás, ainda há esse tipo de exploração de trabalhadores.

Operação do Ministério Público do Trabalho e Emprego, realizada no último dia 17 de março, resgatou mais de 200 trabalhadores que prestavam serviços a usinas de álcool e produtores de cana de açúcar. Eles estavam em condições análogas à escravidão  nos municípios Itumbiara, Edéia e Cachoeira Dourada, no Sul de Goiás, e até na cidade de Araporã, em Minas Gerais.

Antônio Gomide lamenta que esse tipo de conduta criminosa ainda é feita em um estado que é um dos maiores exportadores de grãos do país. Uma das formas para coibir a exploração dos trabalhadores em condições de vulnerabilidade é a aplicação da lei que proíbe que as pessoas jurídicas contratem com o Poder Público.

“A administração pública precisa funcionar de forma sistêmica e, uma vez que é evidente o objetivo do Estado brasileiro em combater o trabalho análogo à escravidão, Goiás não pode ser conivente com esse crime. É esse o objetivo central dessa lei, ao vedar a contratação, pelo Estado, de empresas que tenham sido condenadas por essa razão”, pontua o deputado.

O trabalho análogo à escravidão pode se configurar em diversas situações, caracterizado por fatores degradantes como: trabalho em local inadequado que desobedeça as regras de saúde e segurança ocupacional, jornadas exaustivas, trabalho forçado, restrição de liberdade, servidão por dívidas, entre outros.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.