Notícias dos Gabinetes
Deputado Antônio Gomide apoia plano de carreira para professores da UEG
O deputado Antônio Gomide (PT) intermediou reunião entre docentes, alunos da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (UB), nesta quinta-feira, 1º. O encontro visou reivindicar plano de cargos e salários para professores e o regime integral de acesso à docência e à pesquisa.
Antônio Gomide, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da UEG, diz que o movimento é de suma importância para que os deputados entendam a importância da valorização da universidade. A intenção é que as reivindicações se tornem lei com aval de todos os parlamentares.
“Não tem mais sentido a universidade expandir, criar novos cursos e vestibulares, se não temos a segurança aos professores e professoras de um salário digno, com plano de carreira e dedicação exclusiva à instituição. Estamos aqui buscando esse apoio junto ao presidente Bruno Peixoto”, diz.
Durante a reunião, ficou definida a realização de uma audiência pública para o dia 14 de junho. A intenção é a produção de um documento com as propostas dos docentes. O deputado Bruno Peixoto se comprometeu a intermediar e entregar o documento ao governador Ronaldo Caiado (UB).
Demandas
O presidente da Associação dos Docentes da UEG (Adueg), Marcelo Moreira, aponta que tanto o plano de cargos e salários quanto o regime integral é de responsabilidade do Executivo. Por isso, a necessidade de intermediação junto com a Assembleia Legislativa.
“Hoje temos quase 200 docentes com promoções represadas. Mestres que recebem como especialistas, e doutores com salários de mestres. Também precisamos garantir o acesso ao regime de trabalho integral à docência e à pesquisa. Temos 300 docentes buscando esse acesso, mas com limite de 180 vagas, que foram apresentadas pelo Executivo. Assim, precisamos destravar o orçamento da universidade”, explica.