Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima representa a classe trabalhadora durante PPA Participativo

19 de Junho de 2023 às 09:54
Bia de Lima representa a classe trabalhadora durante PPA Participativo

A deputada estadual Bia de Lima (PT) participou, na sexta-feira, 16, da Plenária estadual do PPA Participativo - edição Goiás, evento do governo federal de participação social para a construção do Plano Plurianual 2024-2027. A reunião, que aconteceu no Anfiteatro Municipal de Aparecida de Goiânia, teve a participação da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.

Presidente da Central Única dos Trabalhadores em Goiás (CUT-GO) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), a deputada Bia de Lima representou a classe trabalhadora no evento e, como proposta, sugeriu a reestruturação do movimento sindical.

"Venho aqui trazendo a palavra da classe trabalhadora. A nossa proposta é para que seja pensada a reestruturação do movimento sindical. Agora é hora de fazer, mas que isso esteja no PPA. A reorganização das centrais sindicais, os sindicatos, com apoio e incentivo”, afirmou a parlamentar.

O evento, que foi organizado por movimentos sociais e teve representações de diversas entidades, tem, como objetivo, a apresentação e elaboração de propostas dos participantes, para o enriquecimento do debate para as prioridades do País, tornando o planejamento mais próximo das necessidades da população.

Ministros

Coordenadores do projeto, os ministros Simone Tebet e Márcio Macedo falaram sobre a importância e relevância da iniciativa. "É uma alegria e uma satisfação começar o PPA no Centro-Oeste por Goiás. Aqui é o único estado em que o evento não ocorre na Capital e sim, em Aparecida de Goiânia, terra de Maguito Vilela. Essa é uma demonstração e a cara do presidente Lula, que nos uniu em uma frente ampla, priorizando o direito dos cidadãos e da democracia", disse a ministra Simone Tebet.

"Esse é o PPA mais participativo de toda história, por ter uma ferramenta digital. Será efetivamente com a participação popular, e são essas propostas que vão direcionar o orçamento, em um ciclo muito interessante para o País", completou ela.

Já o ministro Márcio Macêdo reforçou o compromisso do governo federal com a população. "O PPA é para ter uma efetiva participação popular. É um compromisso com o Brasil. Estamos fazendo a desobstrução dos canais de participação popular, que estiveram obstruídos nos últimos 4 anos, para a construção de um planejamento que tenha a realidade e a cara do povo brasileiro", afirmou.

Brasil Participativo

A participação dos cidadãos na construção do PPA é fundamental para a garantia e a conquista de direitos. O programa tem três frentes: o Fórum Interconselhos - composto por entidades que vão avaliar e aprovar a proposta final do processo participativo; as plenárias estaduais - com participação popular; e a plataforma digital, onde cada cidadão pode priorizar até três propostas, bem como apresentar novas propostas para as políticas públicas do governo federal. O prazo para o envio das sugestões segue até o dia 10 de julho. Fique atento ao prazo e participe!

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.