Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Gustavo Sebba para incentivar doação de sangue é aprovado pelo Plenário

22 de Junho de 2023 às 15:02

Aprovado em segunda e definitiva votação na sessão ordinária desta terça-feira, 20, na Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO), o projeto de lei protocolado sob o número 374/23, que inclui mensagens de incentivo à doação de sangue nas faturas de consumo. A proposição é de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB). O objetivo do projeto é proteger a saúde pública e contribuir para o aumento do número de doadores de sangue no estado, tornando obrigatória a divulgação de mensagens de incentivo à doação de sangue pelas concessionárias de serviços públicos, como água, luz, telefonia celular e internet.

O projeto estabelece que as empresas prestadoras de serviços e as concessionárias de água, luz, telefone e internet devem inserir nas faturas de consumo a seguinte frase: "Você é a gota que faltava, doe sangue", juntamente com o site do Hemocentro de Goiás e o número de telefone para informações. Além disso, as faturas de consumo devem mencionar o local mais próximo da residência do consumidor para que ele possa realizar a doação.

No Brasil, apenas 14 a cada mil habitantes doam sangue regularmente nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados do Ministério da Saúde. Apesar de ter havido um aumento após o período mais crítico da pandemia, quando houve uma diminuição de 10% no volume de coletas, esse número ainda está abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e dos 5% registrados em países da Europa.

"Quando doamos sangue, estamos fornecendo um produto essencial para a sobrevivência de um indivíduo. Em algumas situações, a transfusão é inevitável. Portanto, é essencial que haja sangue disponível, o qual é obtido exclusivamente por meio de doações. Existem várias situações em que uma pessoa pode precisar de sangue. Entre as mais conhecidas estão as seguintes: cirurgias de grande porte, transfusões para pacientes com doenças crônicas, como a doença falciforme, e após acidentes graves", informou o parlamentar.

"Embora campanhas sejam realizadas periodicamente para atrair doadores, o número ainda está muito abaixo da demanda. Precisamos mudar essa situação, e essa é uma forma de incentivar as pessoas a doarem sangue", concluiu Gustavo Sebba.

Gabinete Dep. Gustavo Sebba Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.