Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima apresenta projeto que institui incentivo ao plantio direto em Goiás
A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou, nesta quinta-feira, 22, um projeto de lei que institui a Política Estadual de Incentivo ao Plantio direto em Goiás. A proposta tem o objetivo de promover a adoção e expansão do plantio direto como prática agrícola sustentável e eficiente.
A política tem como princípios norteadores: conservação do solo e dos recursos hídricos; melhoria da produtividade agrícola; redução dos custos de produção; mitigação das mudanças climáticas; e promoção da capacitação técnica e assistência aos agricultores.
Conforme a proposta, para que a política seja estabelecida, o Estado deve também oferecer linhas de crédito especiais, com juros subsidiados, para aquisição de equipamentos e insumos necessários ao plantio direto; implementação de programas de capacitação técnica e assistência aos agricultores; criação de um fundo de incentivo ao plantio direto, destinado a fornecer recursos financeiros para projetos e iniciativas que promovam a adoção do plantio direto; estímulo à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias relacionadas ao tema, além da realização de campanhas de conscientização e divulgação sobre os benefícios do plantio direto.
Segundo Bia de Lima, o plantio direto é uma prática agrícola sustentável comprovadamente eficiente para a conservação do solo, a melhoria da produtividade e para a redução de custos de produção.
“A adoção do plantio direto em larga escala trará benefícios econômicos, sociais e ambientais para Goiás. O projeto visa estabelecer uma política estadual que proporcione os instrumentos necessários para que os agricultores possam adotar e expandir essa prática em suas propriedades, o que é fundamental para promover a preservação do meio ambiente e garantir a sustentabilidade do setor agrícola”, aponta a deputada.