Notícias dos Gabinetes
Antônio Gomide defende UEG no orçamento do governo estadual
O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou duas emendas em defesa da Universidade Estadual de Goiás (UEG) ao projeto de lei do governo estadual de Diretrizes Orçamentárias para 2024. Uma delas institui o Regime de Tempo Integral à Docência e à Pesquisa (RTIDP), progressão e promoção, e a outra retoma 2% do orçamento estadual para a instituição.
Antônio Gomide argumenta que a inclusão do RTIDP no orçamento é necessária para que a UEG possa gerir e aplicar os seus próprios bens e recursos de forma planejada e contínua, cumprindo a sua tríplice destinação de fomentar o ensino, a pesquisa e a extensão.
Quanto à inclusão dos 2% trata-se da retomada do orçamento que a UEG tinha e que foi retirado pelo governo estadual ainda em 2019. Antônio Gomide avalia que a retirada impactou a autonomia administrativa e, consequentemente, o investimento na formação superior dos estudantes.
“A consequência prática disso é um impacto negativo na vida de milhares de estudantes e prejuízos gravíssimos a dezenas de cidades do nosso Estado que estão sofrendo a municipalização da educação superior precarizada”, diz o deputado estadual.