Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem propôs audiência pública, que debateu políticas públicas e a violência sofrida pela população LGBTQIAPN+
A audiência presidida pelo deputado Mauro Rubem (PT) reuniu representantes, personalidades, artistas, organizações e movimentos, que atuam pela pubicização das pautas inerentes às discussões sobre direitos, cidadania, políticas públicas, justiça e a violência que envolvem os(as) LGBTQIAPN+ em Goiás e no Brasil.
Estiveram presentes, no evento, o superintendente LGBTQIA+ da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), Adriano Ferreto, o titular do Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, delegado Joaquim Adorno, a presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-GO, Débora Camargo, o gerente LGBTQIA+ da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Rogério Araújo, o representante da Associação Ipê Rosa, Marco Aurélio ,e a presidente da Associação Goiana de Pessoas Trans, Lívia Costa.
Durante a audiência pública, a ativista LGBTQIA+ Rafaela Damasceno recebeu o Título de Cidadã Goianiense, que foi proposto pelo então vereador Mauro Rubem e aprovado pela Câmara Municipal de Goiânia. A vereadora Kátia Maria (PT) participou da entrega da homenagem.
Mauro Rubem afirmou que convidou todos os 40 colegas deputados para participar da audiência pública e disse que pretende estabelecer diálogo e um debate de alto nível com parlamentares de outros espectros políticos sobre os temas sensíveis à causa LGBTQIAPN+.
Após várias participações das pessoas presentes, por meio de falas e questionamentos, o deputado se colocou à disposição para dar continuidade ao atendimento às reivindicações da categoria. “Nós temos compromisso com essa pauta. Do ponto de vista de recursos, o que eu posso fazer, o que está na nossa mão fazer, eu vou fazer o projeto para poder aplicar o ano que vem. E vamos trabalhar da melhor forma estratégica, politicamente, para encaminhar. Aqui, na Assembleia, toda e qualquer pauta, que estiver ao nosso alcance, nós somos companheiros e companheiras aqui, para fazer”, finalizou.
Durante o evento, houve apresentações culturais do grupo de percussão Batuque Feminista, uma performance da artista Sarita e também uma apresentação musical da artista transformista Condessa. Ao final da audiência, um documento com propostas foi produzido e servirá de subsídio para a elaboração de políticas públicas.