Ricardo Quirino realiza IV Fórum Legislativo Gerontológico de Goiás

29 de Junho de 2023 às 10:29
Ricardo Quirino realiza IV Fórum Legislativo Gerontológico de Goiás

Aconteceu na última segunda-feira, 29 de Junho em Valparaíso de Goiás, no Entorno de Brasília, o IV Fórum Legislativo Gerontológico de Goiás, que tem como tema “Educando para gerar respeito’’. O evento foi promovido pela Comissão de Atenção à Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa de Goiás, que tem como presidente deputado Ricardo Quirino (Republicanos).

O evento foi aberto pelo presidente da comissão, deputado Ricardo Quirino, que ressaltou a importância desse tema, que já foi discutido em fóruns anteriores e será abordado em futuros eventos. Ele enfatizou que, além de denunciar a violência contra os idosos, é fundamental promover políticas públicas relacionadas à saúde. O objetivo é educar para gerar respeito, disseminando conhecimento e reduzindo preconceitos.

"Desde a criação da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa, temos trabalhado para desenvolver programas e projetos na Assembleia Legislativa, e este fórum é um desses programas. Realizamos uma edição a cada mês, e esta é a quarta, sempre em um município diferente. Nosso objetivo é reunir profissionais e a sociedade para que todos possam entender melhor o processo de envelhecimento, algo que muitas vezes é pouco compreendido." Completou o parlamentar.

O presidente da Câmara Municipal de Valparaíso, Flávio Lopes, deu boas-vindas aos participantes e destacou a importância desse fórum para conscientizar as pessoas sobre a valorização dos idosos. Ele parabenizou o deputado Ricardo Quirino pela iniciativa e expressou o desejo de que haja cada vez mais políticas públicas em nosso país nesse sentido.

Vicenildo Medeiros, organizador do fórum na cidade, ressaltou a necessidade dessas discussões. Ele mencionou a discriminação enfrentada pelos idosos em várias áreas e destacou a importância desse fórum para melhorar a qualidade de vida daqueles que já contribuíram muito em suas vidas.

Durante o evento, Adriana Silveira, assistente social e gerontóloga, proferiu uma palestra intitulada "A Contribuição da Pessoa Idosa para a Sociedade". Ela enfatizou que todos os idosos, independentemente da aparência física, têm histórias e merecem respeito pelo que fizeram e continuam a fazer por suas famílias e pela sociedade como um todo.

Mestre Doni, um praticante de karetê de 63 anos, compartilhou sua experiência no projeto "Karetê na Grama", que atende pessoas de diferentes idades em Valparaíso de Goiás. Ele enfatizou que pratica esportes para manter uma boa qualidade de vida e deu conselhos aos amigos mais velhos para se envolverem em atividades esportivas.

Mestre Gilvan Andrade, criador do projeto "Capoterapia", realizou uma série de exercícios com os participantes do fórum. Ele mencionou que durante a pandemia criou um canal no YouTube para que os idosos pudessem praticar a capoterapia e não interrompessem suas atividades físicas. Ele expressou o desejo de que o Brasil seja um país que respeite e valorize os idosos.

Gabinete Dep. Ricardo Quirino Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).