Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem está preocupado com a baixa adesão dos gestores goianos à Lei Paulo Gustavo
Os 246 municípios goianos foram contemplados pela Lei Paulo Gustavo, com um montante de R$ 67,7 milhões para o setor cultural, porém 56,5% dos prefeitos ainda não cadastraram plano de ação.
Diste desses números, o deputado Mauro Rubem (PT) está preocupado com essa baixa adesão dos gestores goianos. “É necessário cadastrar um plano de ação na plataforma transferegov do Ministério da Cultura, até o próximo dia 11 de julho, para ter acesso aos recursos e até essa data, somente 43,5% dos gestores goianos fizeram o dever de casa”.
Mauro relata que um montante de recursos como esse, tão importante para a cultura local, não pode ser desprezado pelos prefeitos e, que “os fazedores de cultura de todas as áreas, as empresas e toda a cadeia produtiva, não podem ser prejudicados por causa da inércia de certos gestores públicos. Temos que garantir o investimento total dos recursos que foram destinados a Goiás”.
O deputado também destaca que “a população em geral, sobretudo dos municípios menores e mais distantes da Capital, tem pouco acesso aos bens culturais e, portanto, é fundamental que o gestor municipal apresente um plano de ação ao Ministério da Cultura, para poder ter acesso aos recursos”. O deputado lembra, ainda, que o Ministério da Cultura auxilia gestores locais com o Plano de Ação e Editais por meio de plantões, teleconferências e capacitação.
Para ver a lista completa dos municípios contemplados e os respectivos valores acesse: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/lei-paulo-gustavo/central-de-conteudo/municipios_d.pdf