Notícias dos Gabinetes
Antônio Gomide fortalece o combate ao desmatamento em Goiás
Visando unir forças em prol da proteção e conservação do segundo maior bioma do Brasil, foi criada na Assembleia Legislativa de Goiás nesta quinta-feira, 29, a Frente Parlamentar em Defesa do Bioma Cerrado. O encontro foi liderado pelo presidente da frente, deputado estadual Antônio Gomide (PT), com a presença de legisladores, líderes locais e pesquisadores, que demonstraram um forte compromisso com a causa ambiental.
Além do líder da frente, estiveram presentes, no evento, as deputadas Bia de Lima (PT) e Rosângela Rezende (Agir), o prefeito de Alto Paraíso, Marcos Rinco, e, por meio de participação remota, os deputados Gustavo Sebba (PSDB) e Karlos Cabral (PSB). A professora do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás UFG-Lapig, Elaine Barbosa da Silva, também compareceu e apresentou uma visão geral da situação atual do bioma Cerrado.
Gomide ressaltou a necessidade de envolvimento da população e das organizações da sociedade civil. “Precisamos ocupar os espaços em que a população possa se manifestar, onde as ONGs possam ter voz, e onde possamos modificar a legislação para aprimorar o que estamos defendendo”, destacou.
Ele enfatizou a importância da preservação do Cerrado e do equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade. “Não é necessário desmatar mais nenhuma parte do Cerrado para garantir uma economia adequada e equilibrada em todo o estado de Goiás”, afirmou Gomide, observando que muitos municípios são ricos, mas estão enfrentando escassez de água, flora e fauna, e estão buscando compensações ambientais porque “já devastaram tudo”.
Gomide concluiu seu discurso enfatizando a necessidade de inteligência e tecnologia para alcançar um equilíbrio sustentável. “Podemos ser perspicazes, podemos trabalhar com tecnologia para alcançar o equilíbrio em relação ao que defendemos, tanto para o nosso futuro quanto para as próximas gerações, e para alcançar um meio ambiente cada vez mais sustentável”, concluiu.