Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima quer a regulamentação da Zona de Amortecimento na Chapada dos Veadeiros

06 de Julho de 2023 às 08:35
Bia de Lima quer a regulamentação da Zona de Amortecimento  na Chapada dos Veadeiros

Por meio de requerimento apresentado, a deputada Bia de Lima (PT) solicitou envio de expediente ao Gerente Regional do Centro-Oeste do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Sandro Flávio de Carvalho, bem como a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima – MMA, Marina Silva, para regulamentação da Zona de Amortecimento (ZA) do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado no município de Alto Paraíso de Goiás.

Em sua justificativa, Bia de Lima aponta que a ausência da Zona de Amortecimento do redor do Parque tem gerado uma série de problemas e desafios. A ZA é uma área adjacente a uma unidade de conservação, cujo objetivo é minimizar os impactos negativos decorrentes de atividades externas à unidade, proporcionando a proteção necessária ao ecossistema. Por isso, a regulamentação do espaço é fundamental para garantir a conservação efetiva do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

“A ausência da ZA tem permitido uma grande pressão imobiliária nas margens do Parque, levando a ocupações desordenadas e a um uso inadequado do solo. Essas atividades representam uma ameaça significativa à integridade ecológica da região, comprometendo a flora, a fauna e os recursos hídricos, além de colocar em risco o patrimônio natural e cultural ali existente”, ressalta a deputada, destacando ainda a importância de se estabelecer diretrizes claras e restritivas para as atividades desenvolvidas na área em questão.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.