Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto da deputada Bia de Lima cria reserva ambiental no município de Jataí

01 de Agosto de 2023 às 17:36
Projeto da deputada Bia de Lima cria reserva ambiental no município de Jataí

Durante a primeira sessão ordinária após o recesso parlamentar do mês de julho, a deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou, nesta terça-feira, 1°, um projeto de lei que autoriza o Governo de Goiás a criar a Reserva Ambiental do Batalhão General Xavier Curado – 41° Batalhão de Infantaria Motorizado, localizado no município de Jataí, no Sudoeste goiano. A reserva deve integrar o Sistema Estadual de Unidades de Conservação de Goiás.

O objetivo principal da medida é a preservação e conservação dos recursos naturais, biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos existentes na área. Para isso, o projeto propõe a elaboração de um Plano de Manejo para a Reserva Ambiental do Batalhão, visando estabelecer diretrizes e normas para a gestão.

No projeto, a deputada ressalta que a elaboração do Plano de Manejo deve ser realizada por meio de estudos técnicos aprofundados, para avaliar a importância ecológica da área, identificar espécies de flora e fauna presentes, mapear os recursos hídricos e outros aspectos relevantes para a conservação do ambiente. Também é destacado no documento que Plano deve ser executado por uma equipe técnica multidisciplinar, contemplando profissionais especializados nas áreas de biologia, ecologia, geografia, entre outras disciplinas relacionadas à gestão municipal.

O projeto destaca também que será realizada consulta pública para garantir a participação da sociedade local e de outros interessados na discussão sobre a criação da Reserva Ambiental do Batalhão General Xavier Curado - 41º Batalhão de Infantaria Motorizado e promovidas audiências públicas, consultas online, reuniões comunitárias e outros mecanismos de participação popular. Após a conclusão do Plano de Manejo e a realização da consulta pública, será solicitada a autorização do governo federal para a criação dessa reserva, tendo em vista sua localização em território federal.

De acordo com Bia de Lima, a preservação do meio ambiente tem se tornado uma pauta cada vez mais relevante em todo o mundo e não é diferente no contexto brasileiro e goiano. “A justificativa para a criação da reserva se baseia em sólidos fundamentos legais. A preservação e conservação do meio ambiente são deveres do poder público e da coletividade, conforme estabelecido pela Constituição Federal”, afirma ela.

Bia reforça que existe também uma justificativa socioambiental. “A região onde se encontra o batalhão abriga uma diversidade de ecossistemas típicos do Cerrado brasileiro, com uma rica biodiversidade de espécies de flora e fauna. A criação da unidade de conservação visa proteger essas espécies, garantindo a preservação da biodiversidade e sua importância para a manutenção dos processos ecológicos”.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.