Notícias dos Gabinetes
Gomide continua na luta por Regime de Tempo Integral aos professores da UEG
O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou voto em separado para inclusão do Regime de Tempo Integral de Dedicação à Docência e à Pesquisa (RTIDP) a ser aplicada na Universidade Estadual de Goiás (UEG) na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A medida visa valorizar os professores e melhorar a oferta da educação no Estado.
Antônio Gomide aponta que a UEG tem cerca de 37,5% dos docentes no RTIDP, percentual inferior aos 60% do Plano de Cargos e Vencimentos. O número é muito abaixo se compararmos com os percentuais de regimes de dedicação exclusiva de outras instituições de ensino.
Nesse sentido, o deputado avalia que a inclusão do RTIDP no orçamento do Estado visa corrigir essa distorção, com valorização dos professores e consequente melhoria na qualidade da pesquisa e do ensino.
“Por exemplo, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), que está vinculada ao estado do Paraná, dentre os 1.224 docentes efetivos, 1003 estão contemplados pelo regime de tempo integral. Isso significa quase 82%. O RTIDP permite a promoção à pesquisa, além de alavancar a instituição para ocupar melhores posições nos rankings nacionais. Sem contar o desenvolvimento humano, cultural e sobretudo econômico em Goiás”, ressalta Antônio Gomide.