Notícias dos Gabinetes
Frente Parlamentar de Combate ao Aborto é instalada na Assembleia Legislativa de Goiás
Na última terça-feira, 08, o deputado estadual Cairo Salim (PSD) realizou a primeira reunião da Frente Parlamentar de Combate ao Aborto “Pró-Vida”. A abertura aconteceu na sala de comissões da Assembleia Legislativa e contou com a participação dos deputados Fred Rodrigues (DC), Drª Zeli (UB), Issy Quinan (MDB), Veter Martins (Patriota), Coronel Adailton (SD), Talles Barreto (UB) e Ricardo Quirino (Republicanos) - os dois últimos participaram de forma online.
O deputado Cairo Salim, idealizador e coordenador da Frente Parlamentar, abriu os trabalhos lendo os objetivos, que incluem a realização de debates, simpósios e palestras, a fiscalização e acompanhamento de políticas públicas governamentais destinadas à proteção dos direitos à vida da gestante e do feto, informação à população sobre os métodos de contracepção permitidos pela legislação brasileira, entre outros.
Ainda em sua fala, Cairo Salim apontou que há uma tendência mundial para a legalização do aborto: “Existe uma estratégia internacional, mundial, de desqualificação dos valores da família. E, aí, desqualificam os valores do casamento e da família tradicional, desqualificam a gestação, colocam que a gestação é um problema para a mulher, quando na verdade é um instinto. O instinto materno está presente na mulher. Essa é a verdade”, afirmou o parlamentar. Cairo Salim também classificou o aborto como “assassinato de bebês”.
O deputado mencionou, ainda, que, apesar da Assembleia Legislativa não ter poder de legislar sobre a temática do aborto - é um tema de competência do âmbito federal - os deputados estaduais podem promover o conhecimento à população. “De maneira concorrente ao Congresso Nacional, nós podemos, sim, conscientizar a população. Explicar para as mulheres que existem outros caminhos e que a vida é o melhor caminho”, destacou Cairo Salim. Ao finalizar a sua fala, o deputado passou a palavra aos outros parlamentares presentes para que apresentassem as suas opiniões.