Notícias dos Gabinetes
Antônio Gomide volta a defender Regime de Tempo Integral a professores da UEG
O deputado estadual Antônio Gomide (PT) reforçou, durante o Pequeno Expediente, na sessão desta quarta-feira, 9, o Regime de Tempo Integral de Dedicação à Docência e à Pesquisa (RTIDP). O parlamentar apresentou emenda de Plenário para inclusão da pauta no orçamento de 2023.
Antônio Gomide enfatizou a importância do RTIDP para o fortalecimento e a autonomia da instituição. Lei estadual estabelece que é preciso de 2/3 dos docentes com dedicação exclusiva. No entanto, o governo estadual colocou apenas 180 professores no orçamento nesse regime, ou seja, abaixo do estabelecido na legislação.
“Na lei orçamentária, enviada pelo governo, onde o governador inclui uma série de execuções novas, temos apenas 180 vagas sendo contempladas. Temos, na UEG, mais de 304 docentes que precisam ter a garantia de ter a sua docência exclusiva à universidade, que está na Lei 13842”, pontua o deputado.
Com o baixo número de vagas para dedicação exclusiva, Antônio Gomide denuncia que há evasão de professores para outras instituições, comprometendo a qualidade da universidade. “Estamos perdendo professores mestres, doutores e pós-doutores. É importante que possamos ampliar de 180 para 304 docentes no RTIDP”, alerta o deputado.