Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima se despede da direção da CUT-GO
A deputada estadual Bia de Lima (PT), que também ocupa a presidência da Central Única dos Trabalhadores do Estado de Goiás (CUT-GO) desde 2019, se despediu do cargo neste final de semana, durante o 16° Congresso Estadual da CUT Goiás (CECUT) - 40 anos.
O Congresso Estadual da entidade foi realizado no auditório Carlos Vieira da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), e teve como tema “Luta, Direitos e Democracia que transformam Vidas”. O evento também homenageou a jornalista Maísa Lima, irmã de Bia de Lima, assessora de imprensa da CUT-GO entre os anos de 2012/2021, e que faleceu no dia 9 de novembro de 2021.
Na abertura do Congresso, Bia de Lima ressaltou a luta dos/as trabalhadores/as para garantir os direitos da categoria, bem como a relevância de permanecerem nas ruas.
"Esses últimos anos foram bastante difíceis por todo o contexto político e dos retrocessos que sofremos, mas podemos dizer que das ruas não nos retiramos. Somos combativos e estamos sempre na defesa do nosso povo, o povo trabalhador desse país", afirmou Bia de Lima, que presidiu a CUT-GO pela terceira vez.
O professor Flávio Silva, diretor do Adufg-Sindicato, foi eleito presidente da CUT-GO para o quadriênio 2023/2027, Ademar Rodrigues, do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Sintsep-GO), foi eleito vice-presidente da Central e Ueber Barboza, do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Goiás (Sintect-GO), o secretário Geral.
Ainda durante o 16° CECUT Goiás, delegados e delegadas aprovaram o plano de lutas e estratégias para os próximos quatro anos. Dentre os pontos, a luta em defesa da democracia, a revisão das reformas trabalhista e previdenciária, luta contra a precarização das condições de trabalho, ampliação de ações de combate à extrema direita, e investimentos na educação básica e nas universidades públicas.