Deputado Antônio Gomide entrega Comenda Washington Novaes a Marina Silva

21 de Agosto de 2023 às 10:15
Deputado Antônio Gomide entrega Comenda Washington Novaes a Marina Silva

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) entregou a Comenda Washington Novaes à ministra de Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, na tarde da última quinta-feira, 17, na Assembleia Legislativa de Goiânia. “Um dia histórico”, ressaltou o parlamentar.

Antônio Gomide ressaltou a importância do trabalho e legado que Washington Novaes e Marina Silva têm a favor da preservação dos biomas brasileiros, sobretudo de novos agentes públicos e das novas gerações.

O deputado ainda reforçou que a presença da ministra é uma oportunidade de trazer luz sobre o que ocorre em Goiás, com avanço do desmatamento e falta de fiscalização. Destacou ainda a importância do Cerrado para a biodiversidade brasileira e berço das águas do País.

“O bioma Cerrado é um dos mais agredidos por queimadas e desmatamento. Faz-se necessário manter a chama do ambientalista Washington Novaes para proteção da biodiversidade de Goiás e do País. Ele sempre defendeu a preservação do Cerrado. Podemos manter o Cerrado em pé em parques estaduais e nacionais, mas é preciso incentivar a agrofloresta, o extrativismo sustentável e a recomposição das matas ciliares”, pontuou Antônio Gomide.

O parlamentar ainda destacou a necessidade de os goianos levarem projetos de preservação do Cerrado na COP30, para que a comunidade internacional também entenda a importância do bioma, por fazer parte de um ecossistema maior, integrado.

A ministra Marina Silva agradeceu e disse estar honrada com o recebimento da Comenda Washington Novaes, pelo trabalho feito pelo ambientalista na proteção do meio ambiente, e em prol do jornalismo de qualidade.

“Ele era alguém que nos dava um legado muito importante. Chegou a hora de a gente construir o presente a partir do futuro que a gente quer chegar lá. Os legados são diferentes das heranças. Quanto mais a gente compartilha o legado, mais ele cresce. Washington deixou um legado”, disse a ministra.

Marina Silva ainda destacou que o Cerrado é tão importante quanto a Amazônia. O Cerrado vai receber o plano de controle e manejo, diante do avanço do desmatamento no bioma, com prejuízos que podem ser irreparáveis.

“Podemos ser uma potência agrícola e florestal. O que precisamos é criar um novo ciclo de prosperidade, sem deixar ninguém para trás. Que esse novo ciclo aconteça em todas as dimensões. Estamos inaugurando esse novo ciclos no Brasil, para que a luta pela sustentabilidade seja generosa para todos”, ressaltou.

Homenagem

O jornalista Washington foi um dos pioneiros do jornalismo ambiental. Nascido em São Paulo, ele estabeleceu-se em Goiânia nos anos 1980, escrevendo inicialmente para o jornal Diário da Manhã e depois para O Popular, onde manteve uma coluna sobre questões e problemas ambientais até o fim de sua vida.

Além disso, Washington atuava como consultor de jornalismo da TV Cultura e era comentarista do programa ambiental Repórter Eco. O jornalista dedicou-se a uma série de trabalhos em prol dos povos indígenas e na proteção e defesa das florestas. A comenda criada por Antônio Gomide leva o nome de Washington Novaes em reconhecimento àqueles que, assim como ele, dedicam suas vidas à causa da sustentabilidade ambiental.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).