Notícias dos Gabinetes
Deputada Bia de Lima quer política de fomento à produção de uva em Goiás
Em projeto de lei apresentado na última quarta-feira, 15, a deputada Bia de Lima (PT) propôs a criação da Política Estadual de Fomento à Cadeia Produtiva da Uva em Goiás, cujo objetivo será promover o desenvolvimento sustentável, a competitividade e a expansão da produção da fruta e produtos derivados, bem como fortalecer a economia rural e o agronegócio vitivinícola no Estado.
Conforme a proposta, a política será composta por diversos programas e ações, entre eles: criação de linhas de crédito com juros subsidiados; oferta de programas de assistência técnica e capacitação; campanhas de marketing; pesquisas agrícolas e tecnológicas; estímulo à formação e fortalecimento de cooperativas, entre outros.
Na justificativa do projeto, a deputada defende que "Goiás teve uma ascensão relevante e figura como o 10° maior produtor de uva do País e, com a emergência de um novo polo produtor e a crescente fabricação de vinhos finos de qualidade, a implementação de uma política de fomento e incentivo à vinicultura torna-se imperativa".
A deputada ressalta ainda, na justificativa do projeto, que "Goiás é uma região caracterizada por sua diversidade econômica e riqueza natural, que inclui uma grande variedade de culturas agrícolas e pecuárias. No entanto, o potencial do cultivo da uva e da produção de vinhos tem sido subutilizado, apesar das condições favoráveis”.