Notícias dos Gabinetes
Projeto de Bia de Lima institui política de economia regenerativa em Goiás
A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou nessa terça-feira, 22, um projeto de lei que institui a Política de Economia Regenerativa no Estado de Goiás. Conforme a proposta, o objetivo é promover a transição para um modelo econômico sustentável, baseado na restauração e regeneração de ecossistemas, promoção de práticas agrícolas e industriais sustentáveis e estímulo à inovação social e tecnológica.
O projeto envolve ações de promoção de práticas agrícolas sustentáveis, conservação do solo e recursos hídricos, estímulo à diversificação de culturas e uso de técnicas agroecológicas, estímulo à reutilização, reciclagem e redução do consumo de recursos naturais, bem como à criação de cadeias produtivas fechadas e sustentáveis; implementação de projetos de reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, proteção de recursos hídricos e conservação da biodiversidade, entre outras.
Em sua justificativa, a deputada destaca que a intensificação do agronegócio, embora tenha contribuído para o crescimento econômico da região, também é apontada como uma das principais causas da degradação do Cerrado. “Por isso, diante desse contexto, a adoção de uma economia regenerativa surge como um instrumento essencial para a reconciliação entre desenvolvimento econômico e conservação ambiental, particularmente no setor agrícola”, aponta Bia de Lima.
“A economia regenerativa oferece uma abordagem inovadora que busca reverter os impactos negativos e promover a restauração de ecossistemas degradados. Através de práticas agroecológicas, agrossilvicultura, reflorestamento e adoção de técnicas sustentáveis, será possível preservar a biodiversidade e fortalecer a resiliência dos sistemas naturais”, reforça a parlamentar