Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Bia de Lima institui política de economia regenerativa em Goiás

23 de Agosto de 2023 às 09:03
Projeto de Bia de Lima institui política de economia regenerativa em Goiás

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou nessa terça-feira, 22, um projeto de lei que institui a Política de Economia Regenerativa no Estado de Goiás. Conforme a proposta, o objetivo é promover a transição para um modelo econômico sustentável, baseado na restauração e regeneração de ecossistemas, promoção de práticas agrícolas e industriais sustentáveis e estímulo à inovação social e tecnológica.

O projeto envolve ações de promoção de práticas agrícolas sustentáveis, conservação do solo e recursos hídricos, estímulo à diversificação de culturas e uso de técnicas agroecológicas, estímulo à reutilização, reciclagem e redução do consumo de recursos naturais, bem como à criação de cadeias produtivas fechadas e sustentáveis; implementação de projetos de reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, proteção de recursos hídricos e conservação da biodiversidade, entre outras.

Em sua justificativa, a deputada destaca que a intensificação do agronegócio, embora tenha contribuído para o crescimento econômico da região, também é apontada como uma das principais causas da degradação do Cerrado. “Por isso, diante desse contexto, a adoção de uma economia regenerativa surge como um instrumento essencial para a reconciliação entre desenvolvimento econômico e conservação ambiental, particularmente no setor agrícola”, aponta Bia de Lima.

“A economia regenerativa oferece uma abordagem inovadora que busca reverter os impactos negativos e promover a restauração de ecossistemas degradados. Através de práticas agroecológicas, agrossilvicultura, reflorestamento e adoção de técnicas sustentáveis, será possível preservar a biodiversidade e fortalecer a resiliência dos sistemas naturais”, reforça a parlamentar

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.