Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem discursa sobre operação Lesa Pátria da PF em Goiás
"Foi na sessão ordinária, do dia 06 de junho de 2023, que eu subi à tribuna e expressei todo o meu repúdio aos atos golpistas e criminosos, ocorridos no domingo, dia 08 de janeiro de 2023, na Praça dos Três Poderes em Brasília/DF, inclusive, onde citei veículos de comunicação que fomentaram o discurso de ódio e as mentiras.
É nítido, que os ataques criminosos, claramente planejados, financiados e ilegais, pretendiam atingir - não apenas o governo do presidente Lula, democraticamente eleito e empossado - mas também, o próprio Estado Democrático de Direito.
Com o avanço das investigações pela Polícia Federal (PF), não resta mais nenhuma dúvida de que, realmente, tratava-se de um golpe de estado - planejado e financiado, com o envolvimento de agentes públicos e privados.
A liberdade de expressão e de manifestação não pode ser, jamais, confundida com autorização para a prática de atos criminosos, de depredação do patrimônio público e de ameaça à democracia, como aconteceu naquele fatídico domingo.
Os produtores de fake news tentaram fazer com que a população acreditasse, que aquela baderna que fizeram nos prédios públicos, com invasão, quebradeira e furto, tratava-se de liberdade de expressão e de manifestação. Não conseguiram. Muitos foram presos e outros ainda, o serão, por atentarem contra a democracia.
A mentira não colou! O povo percebeu a armação e se revoltou com as cenas lamentáveis de depredação e com as justificativas dos golpistas, sem nexo com a realidade, que chegavam aos montes, pelas redes sociais e pelos aplicativos de celular
A Democracia é a maior expressão da vontade e do poder de um povo, que por meio do estado democrático, da Constituição Federal e das Instituições Públicas materializa à vontade popular expressa no resultado das urnas. O povo escolheu Lula presidente e escolheu também, a democracia!
Aos que escolheram o golpe, a traição à democracia, que respondam à Lei, à Justiça! O deputado aqui da assembleia, que é réu confesso, admitiu os crimes, ao vivo, pela TV Alego, durante uma sessão oficial, agora ele precisa responder pelos crimes que confessou. Encerro a minha fala, com um salve! Salve a democracia, salve o governo Lula, democraticamente eleito, salve o povo brasileiro!"