Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima propõe criação da Comenda de Mérito Legislativo Zilda Arns
Por meio de um projeto de resolução, a deputada estadual Bia de Lima (PT) propôs a criação e regulamentação da Comenda de Mérito Legislativo Zilda Arns, como forma de homenagem, valorização e estímulo às pessoas na defesa da criança e do adolescente, em Goiás.
Conforme a proposta, a comenda faz alusão à comemoração do Dia das Crianças, que integra o calendário cívico nacional, em 12 de outubro de cada ano.
Bia de Lima ressalta a importância de Zilda Arns, que foi médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, bem como fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, representante titular da CNBB, do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico Social.
“A Dra. Zilda Arns desenvolveu a metodologia comunitária de multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre as famílias mais pobres, baseando-se no milagre da multiplicação dos dois peixes e cinco pães que saciaram cinco mil pessoas. A educação das mães por líderes comunitários capacitados revelou-se a melhor forma de combate à maior parte das doenças facilmente preveníveis e a marginalidade das crianças”, afirma a deputada.
“A Pastoral da Criança tinha o objetivo de diminuir a mortalidade infantil com o uso do soro caseiro. As comunidades católicas treinavam voluntários para ensinar mães pobres a usar o soro e evitar que seus filhos morressem de diarreia e desidratação”, destaca Bia, ressaltando a importância do trabalho realizado pela médica ao longo de sua vida de dedicação ao outro.
Pastoral da Criança
Após 30 anos, a Pastoral acompanha mais de 1,2 milhão de crianças menores de seis anos, 72 mil gestantes e 1 milhão de famílias pobres, em 3.881 municípios brasileiros. Seus mais de 205 mil voluntários levam fé e vida, em forma de solidariedade e conhecimentos sobre saúde, nutrição, educação e cidadania para as comunidades mais pobres. Em 2004, a Dra. Zilda Arns recebeu da CNBB outra missão semelhante: fundar, organizar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa. Mais de 163 mil idosos são acompanhados todos os meses por aproximadamente 19 mil voluntários. Em outubro de 2009 esteve no Timor Leste, onde a Pastoral auxiliava mais de 6000 crianças.
Dra. Zilda Arns Neumann recebeu o Título de Cidadã Honorária de 11 estados e 37 munícipios brasileiros, 19 prêmios (nacionais e internacionais) e dezenas de homenagens de governos, empresas, universidades e outras instituições, pelo trabalho realizado na Pastoral da Criança.
Prêmio Nobel
Bia destaca, ainda, que o trabalho de Zilda Arns à frente da Pastoral da Criança, durante 25 anos, expandiu suas ações e chegou a alcançar 72% do território nacional, além de 20 países na América Latina, Ásia e África. O trabalho foi fundamental para reduzir a mortalidade infantil, levando a médica a receber a indicação ao Prêmio Nobel da Paz em 2006.
Zilda Arns faleceu em Porto Príncipe, Haiti, no dia 12 de janeiro de 2010, quando fazia uma palestra no prédio paroquial da Igreja Sacré Couer, sobre seus trabalhos, e a cidade foi atingida por um terremoto.