Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
“Garantir segurança e futuro”, diz Bia de Lima sobre Pacto Goiano pela Primeira Infância

06 de Setembro de 2023 às 07:30
“Garantir segurança e futuro”, diz Bia de Lima sobre Pacto Goiano pela Primeira Infância

Foi apresentado na manhã desta terça-feira, 5, na Assembleia Legislativa de Goiás, o Pacto Goiano pela Primeira Infância, do qual a Assembleia Legislativa de Goiás participa e a deputada Bia de Lima se tornou coordenadora. De acordo com a parlamentar, são urgentes ações de todos os poderes e da sociedade organizada para defender as crianças e assegurar a elas uma infância segura com perspectivas de futuro.

“Nós precisamos ter um olhar muito atento para o zelo, o trato e a primeira formação, para que a gente possa, do ponto de vista da socialização, integrar as crianças de 0 a 6 anos. O presidente Bruno Peixoto já está atento a esses pontos para somarmos todos os esforços com o Poder Judiciário, o TCE, além de outros órgãos, somando nessa pauta que é nacional”, afirmou a deputada durante a apresentação do pacto à imprensa.

A parlamentar ressaltou que a pauta é reforçada pelo Ministério da Educação, que lançou uma série de medidas para complementar e encorpar o pacto no Estado. Bia destacou que o ministro da pasta, Camilo Santana, estaria em Goiânia e falou ainda sobre benefícios do Governo Lula na área.

Ministro da Educação

Usando a tribuna, Bia de Lima também evidenciou que o titular da Educação veio a Goiás para assinar e trazer pontos positivos para a área, como a retomada de obras paralisadas e a atualização dos percentuais para garantir condições dos prefeitos terem recursos para concluí-las.

“Só em Goiás, temos cerca de 120 Cmeis parados há 5, 6 anos. Conforme o ministro, os valores serão atualizados para que as prefeituras consigam concluir as obras. O ministro ressaltou e convidou as prefeituras a assinar o termo de adesão e chamou os prefeitos para que participem e transformem a escola de tempo integral em uma realidade. Vai ter investimento, o Governo Lula vai colocar mais ajuda para os prefeitos, que estão encarregados com tantas tarefas”, afirmou Bia de Lima.

A deputada destacou, ainda, o estímulo para alfabetização na idade certa, além de condições para a implantação de escolas em tempo integral. “Serão R$4 bilhões de recursos para essas propostas e muitos outros pontos. Nada melhor do que ter aqui a parceria do governador Ronaldo Caiado (UB) com o ministro Camilo, para que a Educação possa alavancar, ter investimentos e resultados para a população”, frisou.

Bia de Lima reforçou ainda a contratação de pessoal e o estímulo dos profissionais, além do pedido feito por ela com foco na educação superior. “Tivemos a oportunidade de dizer e pedir que o ministro pudesse ajudar os prefeitos com o transporte do ensino superior. Nesse caso, o estudante, que vai para a cidade polo, é um peso para o prefeito, porque eles não têm um ônibus, têm que pagar o transporte. Então, pedimos para que possa ter linha de crédito, alguma ajuda. O ministro já ficou interessado na proposta para que a juventude continue estudando”, completou.  

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.