Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de lei de Lucas Calil proíbe cobrança automática de serviços após período gratuito

14 de Setembro de 2023 às 10:59
Projeto de lei de Lucas Calil proíbe cobrança automática de serviços após período gratuito

O deputado Lucas Calil (MDB) apresentou um projeto de lei que proíbe a vinculação de dados do consumidor para cobranças automáticas, após período gratuito de utilização de serviços. A proposta visa estabelecer medidas para proteger os direitos dos consumidores de Goiás no contexto dos serviços oferecidos por meio de aplicativos, sites, plataformas digitais e outros meios que disponibilizam períodos de avaliações.

Como uma das medidas apresentadas, o consumidor deverá ser obrigatoriamente informado sobre o encerramento do período e a possibilidade de escolher pelo prosseguimento do serviço. Em caso de inércia do consumidor, após ter sido informado do término de período gratuito, o serviço não poderá ser renovado ou cobrado automaticamente.

Além disso, o prestador de serviços que realizar a cobrança automática sem autorização expressa do consumidor estará sujeito à sanção administrativa por órgão competente. A fiscalização e o controle administrativo serão regulamentados pelo PROCON – GOIÁS.

“Esse projeto é para a garantia e proteção dos direitos dos consumidores, prevenindo as práticas abusivas no ambiente digital. Além disso, proporcionamos maior controle e autonomia aos consumidores sobre seus gastos e escolhas, fortalecendo, assim, o relacionamento de confiança entre os usuários e os prestadores de serviços”, esclareceu o parlamentar.

Gabinete Dep. Lucas Calil Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.