Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima promove nova formação de pré-candidatas para pleito de 2024
Acompanhada da deputada federal Adriana Accorsi (PT), a deputada Bia de Lima (PT) participou, na manhã de sábado, 16, de um evento de formação de pré-candidatas, realizado no auditório 1 da Assembleia Legislativa de Goiás. O objetivo da iniciativa é capacitar e preparar politicamente mulheres em todo o estado de Goiás, visando o pleito eleitoral de 2024.
Com a presença de mulheres de diversos segmentos, bem como lideranças políticas, o evento abordou temas relevantes como o passo a passo para quem tem interesse em uma candidatura, como fazer a filiação partidária, a relevância da assessoria jurídica e contábil, a importância das redes sociais e da construção de um bom banco de dados, além do planejamento estratégico das campanhas eleitorais.
Bia de Lima ressaltou a importância da iniciativa para as mulheres que estão na liderança política, sindical, de entidades, para que ocupem espaços políticos.
"Vamos preparar as mulheres para ocuparem todos os espaços que são legítimos. Mas (vírgula retirada) precisamos chegar na política, que é um espaço distante de muitas. Querem nos calar, mas não vão nos calar. Não se acanhem, não se apequenem. Vamos fazendo a trilha, galgando espaços, para atingirmos os nossos objetivos e garantirmos a nossa presença em todos os ambientes. Esse é o nosso papel para fazermos a diferença. Não tem ninguém sozinha", incentivou a parlamentar.
Durante o evento, a deputada também comentou sobre a violência política de gênero sofrida por ela na Alego. "Desde o início do mandato, tenho feito o enfrentamento contra a violência política de gênero. Mas não vou tolerar grosserias. Sou forjada na luta do movimento sindical, estou acostumada com disputas, mas, ao chegar aqui, não imaginava a falta de civilidade no parlamento. Lutamos por democracia para que cada pessoa tenha o seu direito de expressão, mas não é essa a questão, estamos falando de desrespeito", afirmou Bia de Lima.
A deputada Adriana Accorsi reforçou o posicionamento. Segundo ela, o evento também é uma representação da união das mulheres contra o machismo exercido na política e incentivo à resistência, além de ser um momento de acolhimento.
"A deputada Bia de Lima sofreu a maior violência de gênero que eu já vi, e é por isso que muitas mulheres não querem entrar na política. Temos que ter mulheres em todas as representações políticas para impedir esses ataques. Todas nós não podemos abaixar a cabeça. Reunião é um abraço de força nas mulheres, para trazer informações, compartilhar experiências, sugestões de campanhas, informações jurídicas, uma colaboração para dizer que estamos juntas".
A secretária de Mulheres do PT, Anne Moura, também participou da manhã de formação. "As nossas decisões mudam o jogo político. Com organização e projetos, nós conseguimos eleger mulheres. Temos a tarefa de ampliar a presença das mulheres, com unidade. A realidade das mulheres para a disputa eleitoral é diferente. Por isso é tão fundamental o projeto Elas por Elas, que trabalha o processo coletivo. Ele tem a essência da formação, da orientação, da atenção, do cuidado e do olhar da mulher para as questões políticas ", detalhou.
"O caminho não é fácil. Mas estar aqui é reafirmar que nosso trabalho dá certo. As mulheres não podem abrir mão de estarem em todos os espaços. Quero fazer um chamado para todas estarem na luta e colocarem seus nomes à disposição", completou Anne Moura.
Campanha contra o assédio
Na ocasião, a deputada Adriana Accorsi lançou a campanha Goiás Livre do Assédio, que exige respeito às mulheres. Segundo ela, as mulheres estão sendo desrespeitadas em todos os espaços e o momento é de basta. "As mulheres sofrem assédio no trabalho, no transporte coletivo, em casa, no ambiente político, até no hospital ao parir, as mulheres estão sendo violentadas. Isso é inadmissível", reforçou ela.
Participações
Além das deputadas Bia de Lima e Adriana Accorsi, compuseram a mesa Nádia Garcia, secretária nacional da Juventude; Ludmila Barreto, do Diretório Nacional do PT; Anne Moura, secretária nacional de Mulheres do PT; e Viviane Specian, vereadora de Iporá. O evento teve também a participação de outras vereadoras goianas, candidatas ao conselho tutelar, entre outras representações.