Notícias dos Gabinetes
Antônio Gomide defende meio ambiente na Alego
O Deputado Estadual Antônio Gomide (PT) fez a defesa do projeto de sua autoria que visa proibir a pulverização aérea de agrotóxicos no Estado, durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na Assembleia Legislativa de Goiás. O parlamentar apontou a importância da preservação do meio ambiente e preocupação com a saúde pública.
Antônio Gomide destacou que a pulverização aérea de agrotóxicos é uma prática comum na agricultura, mas seus impactos negativos são cada vez mais evidentes. A exposição aérea a esses produtos químicos pode afetar não apenas os agricultores, mas também pessoas que vivem nas proximidades das áreas agrícolas, além de animais e mananciais, afetando a biodiversidade e a qualidade da água.
Dados da Embrapa demonstram que, mesmo sob condições ideais, como calibração precisa, temperatura e ventos controlados, a pulverização aérea retém apenas 32% dos agrotóxicos emitidos nas plantas. Do restante, 49% são depositados no solo (vírgulas retiradas) e 19% são dispersados para áreas fora da região de aplicação. Esses números reforçam a urgência de regulamentar essa prática.
“Queremos discutir esse projeto em comissão temática. Pois podemos debater com técnicos, com a Embrapa, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Não discutimos o agronegócio, mas a saúde pública, para escutar a sociedade, não apenas por uma abordagem econômica”, diz Antônio Gomide. A iniciativa do deputado coloca o estado na vanguarda da busca por práticas agrícolas mais sustentáveis e pela proteção do bem-estar da população.