Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Antônio Gomide defende meio ambiente na Alego

20 de Setembro de 2023 às 16:04
Antônio Gomide defende meio ambiente na Alego

O Deputado Estadual Antônio Gomide (PT) fez a defesa do projeto de sua autoria que visa proibir a pulverização aérea de agrotóxicos no Estado, durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na Assembleia Legislativa de Goiás. O parlamentar apontou a importância da preservação do meio ambiente e preocupação com a saúde pública.

Antônio Gomide destacou que a pulverização aérea de agrotóxicos é uma prática comum na agricultura, mas seus impactos negativos são cada vez mais evidentes. A exposição aérea a esses produtos químicos pode afetar não apenas os agricultores, mas também pessoas que vivem nas proximidades das áreas agrícolas, além de animais e mananciais, afetando a biodiversidade e a qualidade da água.

Dados da Embrapa demonstram que, mesmo sob condições ideais, como calibração precisa, temperatura e ventos controlados, a pulverização aérea retém apenas 32% dos agrotóxicos emitidos nas plantas. Do restante, 49% são depositados no solo (vírgulas retiradas) e 19% são dispersados para áreas fora da região de aplicação. Esses números reforçam a urgência de regulamentar essa prática.

“Queremos discutir esse projeto em comissão temática. Pois podemos debater com técnicos, com a Embrapa, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Não discutimos o agronegócio, mas a saúde pública, para escutar a sociedade, não apenas por uma abordagem econômica”, diz Antônio Gomide. A iniciativa do deputado coloca o estado na vanguarda da busca por práticas agrícolas mais sustentáveis e pela proteção do bem-estar da população.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.