Notícias dos Gabinetes
"Importante que a sociedade conheça as obras do PAC”, diz Bia de Lima sobre lançamento em Goiás
A deputada Bia de Lima (PT) participou na tarde dessa quinta-feira, 21, da cerimônia de lançamento do Novo PAC em Goiás, no Auditório Carlos Vieira da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que teve a presença do governador Ronaldo Caiado e dos ministros de Estado da Casa Civil, Rui Costa, e do Empreendedorismo, Márcio França.
As obras do Novo PAC, que já foram estabelecidas, terão um aporte financeiro de R$ 98,5 bilhões e foram detalhadas durante o evento. Serão 9 eixos de investimentos: Inclusão Digital e Conectividade; Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Infraestrutura Social e Inclusiva; Cidades Sustentáveis e Resilientes; Água para Todos; Transporte Eficiente e Sustentável; Transição e Segurança Energética; e Inovação para a Indústria da Defesa. O plano deve gerar cerca de 2,5 milhões de empregos diretos em todo país e cerca de 1,5 milhão indiretos.
“Uma das novidades do PAC é que estamos abrindo a possiblidade das bancadas federais acrescentarem às cotas dos estados, para as políticas públicas que melhor entenderem, como, por exemplo, as policlínicas. Vamos incorporar e tratar como obra do PAC e não como obra de emenda, para aumentar a quantidade de intervenções. Temos vários pontos a serem revistos no processo legislativo para acelerar essas obras”, disse o ministro Rui Costa, durante o evento, com auditório lotado.
Na ocasião, ele falou sobre a importância do PAC para a reconstrução do país. “Nenhum lugar do mundo consegue crescer de forma consistente, sem planejamento. É preciso planejamento de longo prazo, que não seja de governo, mas sim de Estado. Ações que sejam apropriadas pela sociedade, para mostrar o quanto isso alavanca a geração de emprego e investimento no Brasil. Portanto, o PAC não se encerra em 2026, recursos estão previstos para 2027, para a conclusão de grandes obras. O PAC não é estático, é dinâmico. Algumas ações ainda não foram apresentadas e estão em elaboração e, quando o projeto tiver pronto e com viabilidade, poderá ser incorporado. É preciso dar capilaridade às obras, pedimos que cada prefeito e governador cuidem e fiscalizem as obras como se fossem suas e, com isso, possamos ter um melhor funcionamento, identificando qualquer problema de gestão e intervir sempre que necessário. Estamos reconstruindo o nosso país”, concluiu ele.
O governador Ronaldo Caiado também elogiou a iniciativa. “É hora de arregaçar as mangas e mostrar resultados para toda a população, os sete milhões de goianos. É importante continuarmos mostrando o que dá certo, reforçando parcerias. É fundamental para nós a logística incluída neste PAC, que inclui as rodovias e ferrovias. Goiás atualmente tem acesso a três portos, o que nos torna competitivos com qualquer estado litorâneo. Estamos dando uma atenção especial ao Entorno de Brasília, para que exista trafegabilidade. O senhor ministro também garantiu três penitenciárias de segurança máxima, além de novos projetos de irrigação para pequenos agricultores. Precisamos cada vez mais desses investimentos”, afirmou Caiado durante a cerimônia.
A deputada Bia de Lima destacou a chegada dos recursos. “Muito importante a vinda dos ministros Rui Costa e Márcio França, para que a sociedade goiana conheça toda a programação, todo o investimento que o Governo Lula vai fazer em Goiás. Além da geração de empregos, também é importante destacar que esse plano está criando as condições de transformações do Brasil e também de Goiás. É um novo tempo chegando com o Presidente Lula e eu vou trabalhar muito para que todos percebam a nossa atuação para melhorar a vida nos municípios”, afirmou.
Confira todas as obras do Novo PAC para Goiás:
Entre os destaques, estão as construções da Ponte sobre o Rio Araguaia, da BR-080/GO, da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste FICO 1, e o BRT-Luziânia a Brasília. O Novo PAC vai garantir, ainda, a entrega de 8 mil moradias do “Minha Casa, Minha Vida”, e o acesso efetivo à Internet em mais de 3 mil escolas estaduais.
Saúde
Na Atenção Especializada em Saúde, os recursos serão direcionados para soluções de radioterapia no Hospital das Clínicas da UFG e da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, além do Novo Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (CORA) em Goiânia. Já na Atenção Primária, serão retomadas 14 obras de Unidade Básica de Saúde em 8 municípios. O Plano ainda prevê investimentos para a ampliação da capacidade do LACEN de Goiânia.
Rodovias
Para construção, estão previstas: BR-080, BR-070, BR-010- Entr. GO-118 - Div. GO/TO, e Contorno de Goiânia - BR-153, além das pontes sobre o Rio Parnaíba (BR-153/GO) e Rio Araguaia (BR-080/GO). Receberão investimentos para adequação a Travessia Urbana de Formosa (BR-020/GO) e a BR-020/GO. Já a BR-158/GO - Aragarças – Jataí está contemplada com investimentos para restauração. A lista de investimentos para concessões de rodovias é longa:
- BR-050/GO/MG - Cristalina/GO - Div. MG/SP;
- BR-364/365/GO/MG - Jataí/GO - Uberlândia/MG;
- BR-040/DF/GO/MG - Brasília/DF- Juiz de Fora/MG;
- BR-153/TO/GO e BR-080/414/GO - Anápolis/GO - Aliança do Tocantins/TO;
- BR-040/GO/MG - Cristalina/GO - Belo Horizonte/MG;
- BR-060/153/262/DF/GO/MG - Brasília DF - Uberaba/MG;
- BR-060/364/GO/MT - Rio Verde/GO - Rondonópolis/MT;
- BRs-060/424/GO - Goiânia/GO - Rio Verde/GO e Rio Verde/GO - Itumbiara/GO;
- BR-153/262/GO/MG - Hidrolândia/GO - Div. MG/SP e BR-153 - Uberaba/MG.
Outros destaques
- Abastecimento de Água nas cidades de Aparecida de Goiânia, Goiânia, Trindade e Goianira;
- Esgotamento Sanitário em Anápolis, Cristalina, Goiânia, Rio Verde e Senador Canedo;
- Educação Básica: 272 obras em 123 municípios, sendo 90 creches, 79 escolas, 90 quadras e 6 escolas de educação profissionalizante;
- Embrapa Arroz e Feijão no município de Santo Antônio de Goiás;
- Serviços Postais: implantação de sistema de triagem automatizado em Goiânia;
- TV Digital: 10 municípios beneficiados com Infraestrutura de estação de transmissão de TV digital;
- Esporte: Retomada e conclusão Centros Esportivos em Anápolis, Formosa e Rio Verde;
- Geração de Energia: seis projetos de usinas fotovoltaicas em Luziânia e uma Pequena Central Hidrelétrica em Rio Verde;
- Construção de tancagem Senador Canedo do Oleoduto OSBRA Paulínia-Brasília;
- Aeroporto de Jataí: Implantação de pista, pátio e taxiway, e Construção de terminal de passageiros, acesso e estacionamento;
- Hidrovias: sinalização do Rio Paraná/SP/PR/GO.