Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Em audiência pública, Bia de Lima ressalta preservação do Cerrado e populações tradicionais da Chapada dos Veadeiros

27 de Setembro de 2023 às 09:32
Em audiência pública, Bia de Lima ressalta preservação do Cerrado e populações tradicionais da Chapada dos Veadeiros

A deputada Bia de Lima (PT) participou, na tarde da última sexta-feira, 22, de uma audiência pública na cidade de Cavalcante, na região da Chapada dos Veadeiros. A ação é uma iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa do Bioma Cerrado, da Assembleia Legislativa de Goiás, presidida pelo deputado Antônio Gomide (PT).

Na audiência pública, que teve a participação do presidente do ICMBio, Mauro Pires; do prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga; do deputado Antônio Gomide (PT); da vereadora e presidente da Câmara Municipal da cidade, Eriene dos Santos Rosa; além de técnicos, ambientalistas e moradores da região, Bia de Lima falou sobre a importância da preservação e da implementação de polícias públicas em prol do Cerrado em Goiás. 

“Acredito que o grande desafio seja, além da preservação do Cerrado, o equilíbrio para o desenvolvimento econômico para as populações tradicionais e locais, que tiram desse bioma a sua sobrevivência. Precisamos conseguir meios para livrar o Cerrado da devastação”, afirmou ela.

Bia de Lima ressaltou, ainda, que a sua atuação parlamentar se dá no “esforço para ser porta-voz, para criar leis que tenham efeito prático, factíveis e surtam efeitos na sociedade com amparo e legalidade”, reforçou.

Cerrado em debate

Para celebrar e também fazer um alerta sobre o Dia Nacional do Cerrado, a deputada Bia de Lima realizou, no último dia 11, uma audiência pública para debater estratégias de preservação do sistema biogeográfico, que também é conhecido como “berço das águas”, por abrigar três importantes bacias hidrográficas da América do Sul (Platina, Amazônica e São Francisco).

Na ocasião, Bia de Lima falou sobre sua ligação com a terra, bem como sobre sua preocupação com a pauta ambiental. “As minhas raízes estão no Cerrado. Eu sou uma pessoa da terra. Lamento não ter conseguido absorver todo o conhecimento que o meu pai tinha sobre o Cerrado. Ele sabia o nome de cada árvore”, disse ela.

“Fizemos esse importante encontro com diversas representações, do ponto de vista da militância, do Parlamento, da academia, da pesquisa, entre outros, para podermos discutir e propor o que podemos fazer a mais para livrar o Cerrado da devastação. Uma coisa é certa: juntos, nós podemos fazer mais”, completou a deputada, que reforçou a necessidade de ter financiamento para a manutenção da fauna e flora do sistema. “Só manteremos o Cerrado de pé, se tivermos financiamento para isso. Precisamos chamar a atenção do mundo inteiro, assim como aconteceu com a Amazônia”, pontuou.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.