Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Lei de Antônio Gomide visa preservar agentes polinizadores e garantir a segurança alimentar

03 de Outubro de 2023 às 13:42
Lei de Antônio Gomide visa preservar agentes polinizadores e garantir a segurança alimentar

Com a sanção da lei de autoria do deputado estadual Antônio Gomide (PT), o uso do fipronil em Goiás foi restringido. A medida, que visa proteger a polinização e as atividades de apicultura, pode servir como exemplo para outros estados.

O fipronil, um inseticida utilizado em lavouras, causa a morte de abelhas e prejudica o meio ambiente, a agricultura e os apicultores. Com a lei, fica proibido o uso do veneno próximo a propriedades que produzem mel em Goiás, o que pode ajudar a preservar os agentes polinizadores e garantir a segurança alimentar.

O deputado estadual Antônio Gomide enfatiza que pesquisadores apontam o fipronil como uma das principais causas da mortandade de abelhas, e que a restrição já é adotada em outros estados como Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Características do veneno

Fipronil é um inseticida de amplo espectro que danifica o sistema nervoso central do inseto ao bloquear a passagem de íons de cloro através dos receptores GABA e dos canais de glutamato-cloro, componentes do sistema nervoso central.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.