Notícias dos Gabinetes
Lei de Antônio Gomide visa preservar agentes polinizadores e garantir a segurança alimentar
Com a sanção da lei de autoria do deputado estadual Antônio Gomide (PT), o uso do fipronil em Goiás foi restringido. A medida, que visa proteger a polinização e as atividades de apicultura, pode servir como exemplo para outros estados.
O fipronil, um inseticida utilizado em lavouras, causa a morte de abelhas e prejudica o meio ambiente, a agricultura e os apicultores. Com a lei, fica proibido o uso do veneno próximo a propriedades que produzem mel em Goiás, o que pode ajudar a preservar os agentes polinizadores e garantir a segurança alimentar.
O deputado estadual Antônio Gomide enfatiza que pesquisadores apontam o fipronil como uma das principais causas da mortandade de abelhas, e que a restrição já é adotada em outros estados como Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Características do veneno
Fipronil é um inseticida de amplo espectro que danifica o sistema nervoso central do inseto ao bloquear a passagem de íons de cloro através dos receptores GABA e dos canais de glutamato-cloro, componentes do sistema nervoso central.