Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Aprovado em definitivo o projeto que visa combater o crime de importunação sexual no transporte coletivo

09 de Outubro de 2023 às 11:47
Aprovado em definitivo o projeto que visa combater o crime de importunação sexual no transporte coletivo

Foi aprovado, em segunda votação, na sessão ordinária da última quinta-feira, 5, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto de lei nº 5714/19, de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), que obriga o sistema de transporte público afixar placas e/ou cartazes com a mensagem (dois pontos retirados) "Importunação sexual é crime!", uma alusão ao art. 215-A, do Código Penal Brasileiro.

O projeto tem o objetivo de prevenir, alertar e diminuir atos libidinosos e assédio sexual a passageiros do transporte coletivo de Goiás. De acordo com a proposição, a informação deverá ser divulgada em diferentes áreas de circulação de passageiros, como terminais, plataformas e no interior dos ônibus. Em sua justificativa, o parlamentar menciona o caso do "ejaculador do ônibus", que praticava atos libidinosos contra mulheres durante viagens no transporte coletivo.

"Esse projeto tem por função ampliar a publicidade da tipificação penal da importunação sexual na proteção da mulher. É dever de todos nós garantir a segurança e o respeito de cada passageiro, independentemente de gênero, idade ou origem. Devemos trabalhar em conjunto com as autoridades e a sociedade civil para criar medidas mais rigorosas de combate a esse crime. Além disso, é fundamental promover a conscientização sobre o tema, a fim de que todos saibam que esse tipo de comportamento é inaceitável e terá consequências severas. O objetivo é informar que tal atitude é crime, pois alguns indivíduos se aproveitam do aglomerado de pessoas no ônibus para praticar o ato criminoso", explicou Gustavo Sebba.

"Estou comprometido em lutar por um transporte público seguro e respeitoso em nosso Estado, onde todos possam se deslocar sem medo de assédio ou importunação sexual. Vamos unir forças para tornar Goiás um lugar mais seguro e acolhedor para todos", finalizou o parlamentar. 

Gabinete Dep. Gustavo Sebba Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.