Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Escolas em Goiás terão política de incentivo ao 1ª voto criada por Virmondes

09 de Outubro de 2023 às 12:14

O incentivo ao alistamento eleitoral e o voto consciente entre os jovens estudantes de 16 e 17 anos, agora é reconhecido pela Lei nº 22.308/23. A proposta do deputado Virmondes Cruvinel (UB) foi promulgada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB).

A lei trata especificamente de instituir a Campanha de Incentivo ao Primeiro Voto nas redes de ensino pública e privada goianas. Cruvinel visa, com a proposta, conscientizar esses jovens de que o voto, embora facultativo nessa faixa etária, tem o potencial de “mudar a realidade da sua cidade, estado e país”, assinala o legislador.

A lei prevê a celebração de convênio da Secretaria de Estado de Educação do Estado de Goiás (Seduce-Go) com instituições privadas ou públicas, como o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), para o cumprimento do objetivo do programa.

“Conhecer o funcionamento do processo eleitoral brasileiro, entender o sistema por meio do qual os candidatos são eleitos, perceber o que é legítimo e aquilo que ofende a moralidade da disputa eleitoral contribui para a conscientização do eleitor na escolha de seus representantes”, assinalou Virmondes na justificativa do texto. 

“Diante da liberdade e da igualdade no exercício da soberania popular, é fundamental que o voto seja consciente, pois esse é um fator preponderante para que se alcance um resultado satisfatório no pleito”, arrematou o deputado.

Gabinete Dep. Virmondes Cruvinel Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.