Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima solicita passe livre e isenção de IPTU visando pacientes com câncer

18 de Outubro de 2023 às 12:13
Bia de Lima solicita passe livre e isenção de IPTU visando pacientes com câncer

Durante o período oportuno para a apresentação de matérias nesta terça-feira, 16, primeiro dia de atividades parlamentares da semana, a deputada Bia de Lima (PT) apresentou dois requerimentos tendo em vista pessoas em tratamento contra o câncer.

O primeiro deles deve ser encaminhado ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e ao presidente do Conselho Regulador da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), Wagner Oliveira Gomes, em que a pede o cumprimento efetivo dos art. 15 e 16 da Lei Estadual n° 17.139, de 2010, que garante à pessoa com câncer a concessão de passe livre no sistema de transporte público coletivo intermunicipal.

Bia lembra que “é imperioso destacar, porém, que a referida enfermidade corresponde à apenas uma espécie patológica de câncer, denominação utilizada para se referir a um grupo de mais de cem doenças que podem afetar quaisquer partes do corpo e tem como elemento comum o crescimento desordenado de células”.

A parlamentar aponta dados para reforçar a importância da medida a ser cumprida. ‘Segundo dados divulgados pela Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS, o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, sendo responsável por 9,6 milhões de mortes no ano de 2018.1 Outrossim, o Instituto Nacional de Câncer – INCA estima o surgimento de 704 mil novos casos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025”, ressalta.

Isenção do IPTU
Já o segundo requerimento, será encaminhado ao presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Carlos Alberto Andrade Oliveira, bem como o presidente da Federação Goiana dos Municípios, Campos Verdes Haroldo Naves Soares. A solicitação é para que encaminhem projetos de lei às Câmaras Municipais referentes à concessão de isenção de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) aos imóveis que sejam de propriedade e residência de pessoas com câncer.

Bia reforça queos indivíduos acometidos pelo grupo de patologias do câncer, bem como qualquer outra doença de natureza grave ou crônica, o tratamento despende grande parte da renda do paciente, prejudicando a manutenção econômica e a subsistência de todo o grupo familiar”.

“Devido a estas condições peculiares e, igualmente, pelas dificuldades financeiras que estes pacientes têm de enfrentar juntamente com o tratamento, o pagamento do IPTU configura mais uma preocupação para o paciente oncológico, que já sofre demasiadamente com a doença, uma vez que, não efetuando o pagamento do tributo, o paciente convive também com a possibilidade da perda de seu imóvel diante de um processo judicial”, completa ela.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.