Notícias dos Gabinetes
Projeto de Amauri Ribeiro serve de modelo para outros estados
Na última semana, o deputado Amauri Ribeiro (UB) apresentou um projeto durante sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Goiás, que visa tirar benefícios fiscais de empresas goianas que importarem leite.
A proposta apresentada requer que seja estabelecido condicionante para que as empresas goianas, que estão importando ou importem produtos como leite e queijo (com origem de outros países, portanto), sejam restringidas de utilizarem benefícios fiscais do Estado de Goiás, tais como Fomentar, Produzir, Pró-Goiás, crédito outorgado, ou quaisquer outros.
O principal objetivo é incentivar e defender os produtores de leite do Estado de Goiás, principalmente porque esse setor sofre um declínio e as importações têm causado prejuízos ao produtor de leite e derivados.
Com a produção em queda, isso pode levar a um ajuste ainda mais negativo nos preços, dificultando a gestão e a rentabilidade dos produtores, principalmente para os pequenos e menos estruturados.
Amauri Ribeiro defende a categoria e afirma que a produção de leite no Estado é tão importante quanto a produção de grãos, como a soja por exemplo. O projeto apresentado tem sido visto com bons olhos por parlamentares de outros estados, que decidiram copiar a proposta e implementar a lei em seus territórios. O projeto segue irá tramitar pelas comissões para ser votado pelos deputados goianos.