Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Virmondes participa de encontro das empresas do setor de mineração

27 de Outubro de 2023 às 09:31
Virmondes participa de encontro das empresas do setor de mineração

O deputado Virmondes Cruvinel (UB) participou, nesta quinta-feira, 26, do 1º Encontro do GT ESG das Empresas Associadas, promovido pelo Sindicato das Indústrias Extrativistas do Estado de Goiás e do Distrito Federal (SIEEG-DF). O evento do Grupo de Trabalho ESG, sigla em inglês para governança ambiental e social, teve espaço na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). 

Em sua contribuição, Virmondes, que preside o Fórum Permanente do Setor de Mineração do Estado de Goiás no Parlamento goiano, abordou a Lei nº 21.853/23, que trata de diversificação econômica dos municípios mineradores. 

A política pública pode favorecer a atuação conjunta do setor produtivo, da sociedade e do Estado, nas três instâncias federativas, buscando perenizar e impulsionar o desenvolvimento desses municípios. E ainda proposituras em trâmite na Casa de Leis, de sua autoria, voltadas ao setor. 

Um exemplo da atuação de Cruvinel é o projeto de lei nº 864/23, com parecer favorável na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), que institui a Política Estadual de Incentivo à Redução do Gás Carbônico, para implementar planos setoriais de redução de emissões de gases poluentes e a criação de programas de incentivo à produção e consumo de fontes de energia limpa.

A lei, que trata de normas e padrões para a redução de emissões de gases de efeito estufa em atividades econômicas e setores específicos, é importante para garantir a efetividade das políticas de redução de emissões. Tais normas e padrões devem ser baseados em critérios técnicos e científicos e considerar as características específicas de cada atividade econômica e setor.

Também é resultado do mandato de Virmondes a propositura nº 377/23, que cria a Política Estadual de Incentivo às Práticas de ESG, sigla em inglês para Governança ambiental e social, fundamental para promover o desenvolvimento sustentável e ético das empresas e organizações do Estado de Goiás. A proposta está em análise na Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

A adoção de práticas visa gerar benefícios econômicos, sociais e ambientais para o Estado e para a sociedade como um todo, além de ser uma obrigação moral para as empresas e organizações que desejam contribuir para um futuro mais justo e sustentável.

Por sua vez, a Política Estadual de Transição Energética, de que trata o projeto de lei nº 141/23, com relatório aprovado pela Comissão de Minas e Energia, irá possibilitar ao Estado fomentar a adoção de fontes de energia renovável, promover a eficiência energética e o uso racional de energia, incentivar a adoção de tecnologias limpas e sustentáveis, estimular a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias para a transição energética e promover a colaboração entre governos, empresas e a sociedade civil para a transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis.

Também é de autoria de Virmondes o projeto de lei nº 571/23, que trata da Política Estadual de Implantação do Vale do Níquel na Região do Oeste Goiano. A proposta aguarda inclusão na Ordem do Dia e visa, a exemplo do que ocorre em Minas Gerais, a criação do "Nickel Valley Brazil" no Estado de Goiás, com potencial de atrair investimentos em tecnologia e inovação, além de promover a cooperação entre empresas, centros de pesquisa e instituições de ensino e assim criar um ecossistema voltado para o desenvolvimento sustentável e competitivo da indústria do níquel e setores relacionados

Gabinete Dep. Virmondes Cruvinel Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.