Notícias dos Gabinetes
“Honraria”: trabalhadores da educação são homenageados pela deputada Bia de Lima
Os 757 trabalhadores da educação homenageados pela deputada Bia de Lima (PT), na manhã desta segunda-feira, 30, durante sessão solene extraordinária em comemoração ao Dia dos Professores e dos Servidores Públicos, celebrados em 15 e 28 de outubro, respectivamente, manifestaram sentimento comum pela homenagem: honradez.
Entre docentes e servidores administrativos, os homenageados receberam o Certificado do Mérito Legislativo Paulo Freire, em reconhecimento aos expressivos serviços prestados à educação de Goiás, com compromisso profissional, envolvimento na luta por valorização e efetivas boas práticas no exercício da profissão. O evento foi um dos maiores já realizados pela Assembleia Legislativo de Goiás (Alego).
Dentro da solenidade, que aconteceu no Plenário da Casa, a diretora do CMEI Criança Feliz, de Jataí, Solange Freitas, fez uma reverência à Bia de Lima. A profissional foi aluna da deputada em distintos momentos da vida e falou sobre como ela foi uma referência significativa em sua trajetória.
“Confesso que não esperava ler essa homenagem aqui (leia a homenagem completa ao final da matéria), mas que ela sirva de reflexão para todos nós. Escrevi esse texto em lágrimas, porque me lembro bem da Bia muito jovem, eu era apaixonada por ela e foi por inspiração dela que escolhi o ofício de ser professora. Ela não só me alfabetizou, mas me inspirou, me deu uma educação libertadora, porque acreditava em mim. Uma criança oprimida se tornou professora para dar sequência ao legado. Mestra e discípula. Foi ela quem me ensinou que a educação pode mudar pessoas e pessoas podem mudar o mundo”, disse a professora emocionada.
Homenageados
Lecionando há 18 anos, a professora da rede municipal de Goiânia, Paula Mirela Muniz de Souza, disse que se sentiu lisonjeada com a homenagem. “Me sinto honrada em ser homenageada, pois esse reconhecimento é um incentivo para continuar trabalhando em prol da educação goiana”, afirmou ela.
Também de Goiânia, a professora Silvia Borges se emocionou com a certificação. “Fiquei lisonjeada e feliz. Me lembrei de toda a minha trajetória, bem como da minha família. A minha mãe era sindicalista, vivenciei anos de dedicação dentro da minha própria casa, sempre acompanhei a luta da Bia”, disse.
Professor de Educação Física na Rede Municipal de Rio Quente, Ariosto Sousa disse que a homenagem é uma forma de valorização. “Estamos em uma área tão nobre, mas tão pouco reconhecida. Me sinto muito prestigiado com esse reconhecimento. São poucos os parlamentares que estão ao nosso lado e a Bia é um braço forte da nossa categoria na Alego”, pontuou.
Da rede estadual de educação de Goiás, o professor de Ciências Raphael Barbosa considerou a solenidade uma iniciativa excelente. “Essa iniciativa reconhece o nosso esforço e dedicação, principalmente no serviço público, que é tão complexo”, completou.
Professora e atualmente coordenadora da instituição onde trabalha, em Goianira, Alexandra Cruz está na ativa há 26 anos. “Essa homenagem é uma forma de valorização. Estou quase aposentando, são 26 anos de trabalho, e é a primeira vez que recebo algo dessa natureza”, declarou.
Trabalhando há 17 anos em Vianópolis, a administrativa Luana Moreira Pereira disse que a sessão solene foi muito importante para os trabalhadores, até mesmo para reforçar a autoestima como profissionais. “Quanto mais reconhecimento, melhor”, disse.
“Vivemos um cenário de desvalorização terrível, então é muito bacana nos sentirmos respeitados, vistos e valorizados. É claro que queremos uma valorização salarial, a garantia dos nossos direitos, mas ainda assim essa homenagem é muito interessante”, afirmou a professora de língua portuguesa Poliana Ribeiro de Melo, da rede municipal de Goiânia.
Veja a homenagem da professora Solange Freitas na íntegra:
Estar e representar os Professores nesta homenagem da ALEGO vai muito além deste momento surreal!
É o encontro do mestre com seu discípulo,
do Educador que se eternizou com seu educando!
Décadas se passaram entre a Alfabetização com a Professora Maria Euzébia de Lima, a Graduação com a então Professora Bia de Lima
e hoje aqui com esta Homenagem vinda das mãos da Deputada Bia.
O que é eterno, também é história e para que você entenda a diferença e importância de um professor e porque esse momento é surreal, veja como aconteceu essa libertação de uma criança oprimida.
Aos seis anos de idade conheci a Professora Maria Euzébia de Lima, ela não só me alfabetizou como me inspirou a ser professora.
Uma época de muita pobreza, dificuldades, vinda de uma família praticamente analfabeta, porém, minha mãe não media esforços para receber os materiais escolares que o Governo de Goiás ofertava aos alunos e foi assim que conclui o Ensino Fundamental.
Sempre lembrava daquela Professora de voz firme, sorriso fácil, que olhava em meus olhos e acreditava em mim, por isso não desisti!
Cerca de vinte anos depois, na Licenciatura de Pedagogia, tive a honra de reencontrar e novamente ser aluna da Professora Bia de Lima.
Sim, uma criança oprimida, se tornou uma jovem professora decidida e livre para de igual forma educar, inspirar, transformar e libertar.
Lá se foram mais vinte anos, e agora vocês devem estar fazendo as contas, rsrsrs!!
06, 26, 46
e aqui estamos novamente:
Mestre e discípula,
Deputada e Professora,
Mulheres que acreditam que a Educação pode transformar pessoas e pessoas podem mudar o mundo!
Gratidão Professora Maria Euzébia!!
Gratidão Deputada Bia!!
Com amor e muito orgulho, Professora Solange Freitas