Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima propõe política para recuperação de áreas mineradas em Goiás

01 de Novembro de 2023 às 10:33
Bia de Lima propõe política para recuperação de áreas mineradas em Goiás

A deputada Bia de Lima (PT) apresentou nessa terça-feira, 31, um projeto de lei que institui a Política Estadual de Recuperação de Áreas Mineradas (PERAM), em Goiás. O objetivo é promover a recuperação, restauração e reabilitação de áreas degradadas pela atividade mineradora, garantindo a sustentabilidade ambiental, a conservação do solo, a proteção dos recursos hídricos e a promoção do bem-estar da população.

Entre as diretrizes da política estão: estabelecer normas e padrões técnicos para a recuperação de áreas mineradas, considerando a diversidade de ecossistemas e condições locais; promover a participação ativa das comunidade afetadas e da sociedade civil na definição e implementação das ações de recuperação; estabelecer mecanismos de fiscalização e monitoramento rigorosos para garantir o cumprimento das ações de recuperação por parte das empresas mineradoras; fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias e práticas inovadoras de recuperação ambiental; e estabelecer um fundo específico para financiar as ações de recuperação, provenientes de taxas, multas e compensações ambientais pagas pelas empresas mineradoras.

Segundo Bia de Lima, as atividades mineradoras, embora contribuam para o crescimento econômico da região, frequentemente deixam um legado de áreas degradadas que afetam diretamente as comunidades locais.

“O projeto visa equilibrar o desenvolvimento econômico com a proteção ambiental, assegurando um ambiente saudável e próspero para as atuais e futuras gerações de goianos. Por meio dessa política, Goiás se posicionará para alcançar um desenvolvimento sustentável, garantindo, ao mesmo tempo, o bem-estar das comunidades e a conservação dos recursos naturais do Estado”, completa ela.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.