Ricardo Quirino promoveu o 8º Fórum Lesgislativo Gerontológico em Planaltina de Goiás

07 de Novembro de 2023 às 10:40

O 8º Fórum Gerontológico promovido pela Comissão de Atenção à Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa de Goiás, com o tema "Educando Para Gerar Respeito", teve como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar e respeitar a população com 60 anos ou mais, além de difundir os direitos desse público. O evento aconteceu no último dia 4 de Novembro, e  foi idealizado e presidido pelo deputado Ricardo Quirino, do partido Republicanos.

Diversas autoridades participaram do evento, incluindo o prefeito de Planaltina de Goiás, o presidente da Câmara de Vereadores de Planaltina de Goiás, vereadores de diferentes cidades, o vice-prefeito de Águas Lindas, o secretário do Idoso do Distrito Federal e o ex-prefeito de Planaltina, entre outros.

Durante o fórum, três palestras foram ministradas, abordando questões relacionadas aos direitos e ao tratamento da pessoa idosa. O deputado Ricardo Quirino tratou da autonomia e independência das pessoas idosas, a juíza arbitral Marlene Moreira dos Santos discutiu o preconceito contra a pessoa idosa no mercado de trabalho, destacando os desafios enfrentados por essa faixa etária, e a psicóloga clínica Ludnara Alves de Castro falou sobre a importância da comunicação com a pessoa idosa, enfatizando a empatia e o respeito.

O preconceito baseado na idade, conhecido como "etarismo", foi apontado como um obstáculo para a inserção ou permanência da pessoa idosa no mercado de trabalho, o que pode levar a dificuldades em atividades diárias. A juíza Marlene Moreira destacou a necessidade de educar a população sobre os direitos dos idosos e combater o preconceito.

A psicóloga Ludnara Alves enfatizou a importância de uma boa comunicação e empatia ao lidar com pessoas idosas, destacando a necessidade de ouvir suas histórias para prestar um melhor apoio.

Além das palestras, o evento também contou com apresentações artísticas da comunidade local de Planaltina, incluindo um grupo de dança do Instituto Cultural Cactos e uma apresentação do artista Emerson Violeiro. Isso contribuiu para valorizar a arte local e enriquecer o fórum gerontológico.

Gabinete Dep. Ricardo Quirino Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).