Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto que concede título de capital do limão a Anhanguera é aprovado em segunda votação

14 de Novembro de 2023 às 17:30

Foi aprovada, em segunda e definitiva votação, a proposta nº 1560/23, de iniciativa do deputado Gustavo Sebba (PSDB), cujo objetivo é conceder ao município de Anhanguera o título de Capital do Limão Tahiti do Estado de Goiás. A votação aconteceu na Ordem do Dia dessa segunda-feira, 13.

“O título de capital goiana do limão Tahiti irá propiciar ao município de Anhanguera posicionar-se no mercado e expandir as suas possibilidades de desenvolvimento social, cultural e econômico. Desenvolvendo a identidade econômica da cidade, estimulando o turismo local, gerando renda às famílias e à agricultura familiar, fortalecendo o comércio e promovendo concursos gastronômicos específicos”, esclareceu Gustavo.

O deputado destacou que a cultura do limão Tahiti é considerada uma das mais rentáveis em todo o País, sobretudo pela capacidade de adaptação às condições do clima e de temperatura do Estado, com crescimento e floração contínuas e colheitas ao longo de todo o ano. “Por isso, é considerado um fator de aumento de renda”, explicou o parlamentar.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior, os limões e limas são umas das frutas mais exportadas pelo Brasil. É um comércio bastante relevante e de suma importância, devido à sua escala de produção e comercialização. Anhanguera é a menor cidade de todas no Estado de Goiás e a terceira menor do Brasil. O foco está no desenvolvimento da iconografia da cidade, com identidade econômica que associa a cidade às seis espécies de limão mencionadas, além da caracterização do município como local turístico por estar às margens do Rio Paranaíba e Ribeirão Pirapitinga. “É uma cidade pequena, mas com grande potencial econômico”, finalizou o autor da lei. O projeto segue agora para a sanção do governador.

Gabinete Dep. Gustavo Sebba Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.