Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima celebra o Dia da Consciência Negra na Alego
Nesta segunda-feira, 20 de novembro, data que marca o Dia da Consciência Negra no País, a deputada Bia de Lima (PT) deu continuidade às atividades em alusão ao dia na Assembleia Legislativa de Goiás.
O dia faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência contra a escravidão e líder do Quilombo dos Palmares, construído no século XVI, na Serra da Barriga, localizada na então Capitania de Pernambuco, hoje pertencente ao município de União dos Palmares, Alagoas.
Para celebrar a data, no saguão da Casa Legislativa, expositoras de produtos diversificados participaram da Feira Preta. Roupas, acessórios, produtos de beleza, comidas naturais e ainda um workshop de diversidade capilar estavam entre os produtos e serviços comercializados pelas empreendedoras.
Data significativa
Em entrevista ao programa Agora Goiás, da TV Alego, a deputada Bia de Lima falou sobre a importância da data. “Nós precisamos fazer desse dia um dia para que a gente possa buscar ter uma nova mentalidade, em que a gente aprenda a respeitar o outro, principalmente as pessoas que têm sentido cotidianamente, aqui em Goiás e no Brasil, o racismo”, afirmou.
“O racismo dói, o racismo machuca, o racismo é crime e nós precisamos fazer com que a população compreenda que é preciso tratar bem o outro, não importa a cor, a religião ou a sua ideologia. Nos tempos atuais, infelizmente, nós temos vivenciado situações que nos deixam tristes e envergonhados com tanta violência, principalmente morte da juventude negra, desemprego ainda maior, o não respeito às cotas raciais. Nós estamos buscando fazer desse espaço aqui na Assembleia o espaço de projetar, de abrir portas e caminhos, no sentido de que a população negra do nosso Estado possa ter mais oportunidade, formação, emprego, vida digna”, completou a parlamentar.
Apesar da relevância, a deputada aponta que não há muito a comemorar. “São pouquíssimas coisas a comemorar, para não dizer que só existe a força da própria luta, da resistência. Estamos muito aquém do que poderíamos estar, então nós precisamos aproveitar datas como esta para chamar a atenção da sociedade, enaltecer o povo negro, parar de discriminar, de punir e matar a população negra, principalmente a juventude. Nós temos ainda muitas piadinhas sem graça, piadinhas que não constroem, piadinhas que são pejorativas, nós não podemos continuar assim ”, ressaltou a deputada.
Confira a programação completa da semana da Consciência Negra
Dia 20
9h às 18h – Feira Preta – saguão de entrada
Workshop: Diversidade Capilar – saguão de entrada;
Dia 21
9h – Exposição fotográfica “12 Poesias, 12 Olhares”: a fotografia como forma de comunicação, enaltecer a beleza negra, sem rótulos, definições e imposições de padrões estéticos – alunos do curso de fotografia do Senac Elias Bufaiçal – saguão de entrada;
14h – Abraço Negro com a participação de estudantes do Colégio Estadual Cora Coralina, Colégio Estadual Maria Lousinha, Escola Municipal Geralda de Aquino, Escola Municipal Itamar Martins, Escola Municipal Hilarindo José Estevam, Escola Municipal Maria da Terra, Escola Municipal Nhanhá do Couto, Escola Municipal Trajano de Sá, Escola Municipal Evangelina e Associação dos Surdos – Esplanada;
19h – Sessão solene - Plenário Iris Rezende.