Notícias dos Gabinetes
Sessão solene em homenagem aos músicos do corpo musical da Polícia Militar do Estado de Goiás e do corpo musical Bombeiros Militar
Em alusão ao Dia do Músico, celebrado anualmente em 22 de novembro, o deputado Fred Rodrigues (DC) realizou, na manhã desta quinta-feira, 23, sessão solene em homenagem aos músicos dos corpos musicais da Polícia Militar de Goiás e dos Bombeiros Militares, com a entrega do Certificado de Mérito Legislativo.
Além do parlamentar, integraram a mesa dos trabalhos: comandante do Comando da Academia de Polícia Militar, coronel Pedro Henrique Batista Alves de Paiva, representante do comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, coronel André Henrique Avelar de Sousa; secretário da Polícia Legislativa da Assembleia Legislativa, coronel Edson Ferreira Moura; secretário da Assistência Bombeiro Militar da Assembleia Legislativa, tenente-coronel Pimenta; e o pastor capelão da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado de Goiás, Rodrigo Nunes.
Ao iniciar a solenidade, Fred Rodrigues dedicou seu mandato à honra e defesa dos militares. “No momento atual de nosso País, vocês são atacados e retirados da capacidade de atuação. Mas sabemos que sem vocês a sociedade fica menos segura, menos coesa e menos unida. Então, nosso mandato sempre será pela proteção e honra dos militares”, declarou.
O parlamentar relembrou o histórico militar da família e contou que seu tio lutou na Segunda Guerra Mundial, que seu avô foi delegado de polícia e seu pai serviu ao Exército Brasileiro, e como esse histórico moldou sua admiração pelas instituições militares. Disse que sempre teve apreço pela instituição e por defender os valores corretos.
"A sociedade é formada pelas instituições e pelas reservas morais que elas representam. As instituições militares são um dos padrões morais da sociedade, que se enxerga para buscar referências. Quando uma mãe pobre, de periferia, olha para vocês, é assim que ela quer ver o filho dela no futuro. E não é fácil ser um referencial, a reserva moral da sociedade é uma honra, mas também é um fardo. E é também uma referência para nós políticos”, afirmou Fred.
Por fim, o deputado ressaltou que na quarta-feira, 22, foi comemorado o Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, e reiterou sua felicidade em conseguir realizar a solenidade na presente data. “Fico muito feliz e é sempre muito bom ver o hino performado por uma banda. O dia hoje é de vocês e me coloco à disposição para honrar e defender seu trabalho. E apesar da homenagem ser para vocês, quem se sente honrado sou eu. Tenham um excelente dia e muito obrigado”, encerrou.
Após a fala do parlamentar, a palavra foi cedida ao 2° tenente Cláudio Gerônimo para falar em nome dos homenageados da PM. Ele agradeceu o deputado pela homenagem. “Sabemos que não é todo dia que recebemos uma honraria dessa forma, estamos ciente da grandeza desse dia”, afirmou. O militar contou, ainda, que os homenageados do dia são músicos desde a infância, e a música está inerente na vida deles. “A música faz parte do contexto da nossa alma, nossa trajetória é marcada por muita dedicação e talento, e é uma alegria para nós servir nossa comunidade. ”
Paixão
O primeiro-tenente do corpo musical dos Bombeiros Militares de Goiás, Francildo Rodrigues da Silva, se pronunciou em nome dos homenageados do Corpo de Bombeiros, e reiterou que a paixão pela música nasce muito cedo na vida de quem segue a carreira musical. Ele pontuou que a função da banda de música da corporação vai muito além de tornar o batalhão um ambiente festivo.
“A banda da corporação representa as tradições que fortalecem a carreira militar, tal qual a espada, a continência e a farda. A banda tem sua importância pois envolve todas essas características. A banda é quem forma a marcha, por exemplo. Fazer parte desse momento na vida das pessoas é muito importante e além dessas atribuições, as bandas de música ainda interagem com todos os segmentos sociais. Nós tocamos nessa Casa, nas câmaras municipais do Estado, nas escolas, nas igrejas de todos os credos religiosos, enfim, levamos a música a todos. ”
Francildo finalizou seu discurso parabenizando a todos os músicos pelo dia, celebrado ontem, e destacou que a profissão de músico é diferente das outras e explanou que não basta terminar o ensino médio e ir para a faculdade. “Nós não escolhemos a música, ela é que nos escolhe. O sonho da música nasce lá trás e se torna uma realidade. ”
A sessão teve local no Plenário Iris Rezende, principal do Palácio Maguito Vilela, sede da Alego, e após a solenidade, os homenageados participaram de um coffe break no Salão Nobre.