Notícias dos Gabinetes
Deputado do Cerrado, Antônio Gomide alerta sobre aumento do desmatamento em Goiás
Durante o Pequeno Expediente desta quarta-feira, 29, o deputado estadual Antônio Gomide (PT) alertou sobre o aumento do desmatamento do Cerrado em Goiás nos últimos 12 meses. O parlamentar cobrou ação do Governo estadual para conter o avanço da destruição do bioma.
Antônio Gomide apresentou dados divulgados pelo jornal O Popular que apontam que Goiás foi o segundo estado com maior desmatamento do Cerrado no País em 2023. O deputado aponta que se trata de resultado da falta de política pública para coibir o desmatamento ilegal no Estado.
O deputado lembra que a Assembleia aprovou a Lei 2217/23, e o governador Ronaldo Caiado (UB) a sancionou, que flexibiliza a possibilidade de fiscalização ambiental em Goiás. Segundo o deputado, esssa lei facilita o desmatamento e se traduz em falta de coibição de ações para destruição do Cerrado.
“Sabemos que a Lei 2217 separa o controle nacional, principalmente a criação do cadastro ambiental rural, gerando dificuldade na fiscalização e principalmente na punição dos danos ambientais em Goiás. Sabemos também que anistia crimes ambientais anteriores a 27 de dezembro de 2019 e, mais do que isso, a supressão de fragmentos isolados da vegetação nativa, chamada de capões”, explica o deputado.
Antônio Gomide solicitou à Secretaria de Meio Ambiente de Goiás que revogue a lei para que haja, de fato, controle nas ações contra o Cerrado no Estado. “Sem o Cerrado não teremos água, agricultura, pecuária. Desmatar é um tiro no pé”, reforça.