Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputado do Cerrado, Antônio Gomide alerta sobre aumento do desmatamento em Goiás

30 de Novembro de 2023 às 09:04
Deputado do Cerrado, Antônio Gomide alerta sobre aumento do desmatamento em Goiás

Durante o Pequeno Expediente desta quarta-feira, 29, o deputado estadual Antônio Gomide (PT) alertou sobre o aumento do desmatamento do Cerrado em Goiás nos últimos 12 meses. O parlamentar cobrou ação do Governo estadual para conter o avanço da destruição do bioma.

Antônio Gomide apresentou dados divulgados pelo jornal O Popular que apontam que Goiás foi o segundo estado com maior desmatamento do Cerrado no País em 2023. O deputado aponta que se trata de resultado da falta de política pública para coibir o desmatamento ilegal no Estado.

O deputado lembra que a Assembleia aprovou a Lei  2217/23, e o governador Ronaldo Caiado (UB) a sancionou, que flexibiliza a possibilidade de fiscalização ambiental em Goiás. Segundo o deputado, esssa lei facilita o desmatamento e se traduz em falta de coibição de ações para destruição do Cerrado.

“Sabemos que a Lei 2217 separa o controle nacional, principalmente a criação do cadastro ambiental rural, gerando dificuldade na fiscalização e principalmente na punição dos danos ambientais em Goiás. Sabemos também que anistia crimes ambientais anteriores a 27 de dezembro de 2019 e, mais do que isso, a supressão de fragmentos isolados da vegetação nativa, chamada de capões”, explica o deputado.

Antônio Gomide solicitou à Secretaria de Meio Ambiente de Goiás que revogue a lei para que haja, de fato,  controle nas ações contra o Cerrado no Estado. “Sem o Cerrado não teremos água, agricultura, pecuária. Desmatar é um tiro no pé”, reforça.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.